LAMENTO DE UM IDOSO

PARTE 1 - A MISERICÓRDIA

NA SALA DE RECEPÇÃO DO HOSPITAL, UM IDOSO, SENTADO NUMA CADEIRA, OLHAVA DESESPERANÇADO PARA OS LADOS, COMO QUE PROCURANDO ALGUMA REAÇÃO DE DOIS FUNCIONÁRIOS. A RECEPCIONISTA PROTEGIDA PELOS VIDROS DE SEU BOX DE UM LADO E DE OUTRO UM SEGURANÇA GUARDANDO A ENTRADA PARA O INTERIOR DO HOSPITAL, JUNTO DE UMA CANCELA FECHADA. ELE ERA JOVEM, BEM TRAJADO EM SEU UNIFORME, MAS A MOÇA DA RECEPÇÃO NÃO SE PODIA VÊ-LA PELO ÂNGULO DE ONDE ESTAVA.

MAS, DO LUGAR DE ONDE ESTAVA, VI E TESTEMUNHEI TUDO, INCLUSIVE A CONVERSA.

O IDOSO, APARENTANDO SER MAIOR DE 80 ANOS, ENTROU AMPARADO PELA FILHA, QUE O AJUDOU A SE SENTAR ENQUANTO ELA SE DIRIGIU À RECEPCIONISTA. EXPLICOU QUE O PAI TINHA UM PLANO DE SAÚDE HÁ CERCA DE 40 ANOS E QUE PRECISAVA DE ATENDIMENTO URGENTE, POR PROBLEMAS CARDÍACOS, QUE ESTAVA SE REPETINDO NAQUELE MOMENTO, POIS QUE HÁ MAIS DE 10 ANOS TIVERA O MESMO QUADRO, SENDO INTERNADO NAQUELE NOSOCÔMIO ONDE PERMANECEU 24 DIAS, TENDO ALTA E SAINDO DE LÁ COM 03 PONTES DE SAFENAS/MAMÁRIA NO CORAÇÃO.

JUNTOU OS DOCUMENTOS DE IDENTIDADE E DO PLANO DE SAÚDE E ESPEROU A BUROCRACIA DE PREENCHER A PAPELADA. QUAL NÃO FOI O SEU ESPANTO AO RECEBER UMA GUIA, UM BOLETO, PARA IR PAGAR LÁ DENTRO, NA TESOURARIA UMA TAXA DE INTERNAÇÃO.

MAS, COMO? INDAGOU ELA. É DO PLASC O PLANO DE SAÚDE, DA PRÓPRIA SANTA CASA DE "MISERICÓRDIA" ....

ELE, MEU PAI ESTÁ EM RISCO DE VIDA E VOCÊS CRIAM MAIS BUROCRACIA!!! NÃO PODERIAM LEVÁ-LO PARA A EMERGÊNCIA E CUIDAR DELE E DEPOIS RESOLVEMOS ESSE PAGAMENTO?

COM A NEGATIVA DA ATENDENTE, PASSOU PELO PAI, QUE DE CABEÇA BAIXA, CURTINDO DORES, PRESENCIAVA TUDO E RÁPIDAMENTE EXPLICOU QUE DEVERIA PROCURAR LÁ DENTRO ESSA TESOURARIA E PAGAR AO TESOURO, PARA ELE SE ATENDIDO E PASSOU VOANDO PELA CANCELA, VOCIFERANDO.

ISSO DEMOROU UM BOM TEMPO E FICOU O SEGURANÇA DE UM LADO, SEM SABER O QUE FAZER E A MOÇA ATENDENTE, INDIFERENTE E O IDOSO, SEGURANDO O BRAÇO ESQUERDO E SE ESCORREGANDO PELO ASSENTO, TENTANDO APLACAR AS DORES.

DE REPENTE, O HOMEM IDOSO, PERDENDO SUA DIGNIDADE, COLOCOU AS DUAS MÃOS NO ROSTO E NA CABEÇA CALVA, COMEÇANDO UM CHORO CONVULSIVO BEM BAIXINHO E QUE FOI AUMENTANDO GRADATIVAMENTE. ESCONDIA SEU ROSTO COM AS MÃOS E PRENUNCIANDO O QUE JÁ HAVERA PASSADO ANOS ANTES, NAQUELE MESMO LUGAR E QUE PODERIA SE REPETIR MAIS DE UMA DEZENA DE ANOS ANTES, DEIXOU AS LÁGRIMAS CAIREM E SOLUÇANDO INCONTROLADAMENTE, FICOU DE PÉ, E, COM O ROSTO BANHADO EM LÁGRIMAS, LAMENTOU TRISTEMENTE COM O SEGURANÇA:

- COMO VOCÊS TRATAM UMA PESSOA IDOSA ASSIM? PARA VOCÊS A VIDA NÃO VALE NADA, NÃO É?

E DEIXOU-SE CAIR NA CADEIRA, CONSTRANGIDO E DESESPERANÇADO.

NÃO SE REBELOU, NÃO DEIXOU A RAIVA TOMAR CONTA DELE. SIMPLESMENTE DESISTIU DE LUTAR E SEUS SOLUÇOS E LÁGRIMAS FORAM SE AMAINANDO E ELE SE AQUIETOU ACEITANDO SEU DESTINO.

O SEGURANÇA OLHOU PARA A RECEPCIONISTA, QUE NÃO SE MEXEU E ENTÃO ELE, NUM GESTO IMPULSIVO, ABRIU A CANCELA, CORREU LÁ PARA DENTRO, VEIO COM UMA CADEIRA DE RODAS, ACOMODOU O JÁ DESESPERANÇADO HOMEM NELA E LIGEIRO ADENTROU AO HOSPITAL, DIRETO PARA A SALA DE EMERGÊNCIA.

QUANDO A FILHA DELE CHEGOU COM A QUITAÇÃO DO BOLETO AGITANDO NA MÃO, NÃO VIU SEU PAI ALÍ E QUASE DESMAIOU. FOI PRECISO AJUDA PARA LEVÁ-LA ATÉ A SALA DE EMERGÊNCIA ONDE ELE JÁ ESTAVA SENDO ATENDIDO...

DEPOIS, NO DIA SEGUINTE, QUANDO O PAI DELA JÁ STAVA INTERNADO NA "UTI" ENCONTREI COM ELA QUE ME CONTOU QUE O PLANO DE SAÚDE DO PLASC QUE PAGAVAM ERA SOMENTE PARA INTERNAÇÃO E QUE TODO ATENDIMENTO ANTES DE ENCONTRAREM VAGA PARA UMA INTERNAÇÃO DEVERIA SER PAGO. AGULHAS, ALGODÃO, ESPARADRAPO, SORO, EXAMES, ETC. MAS QUE QUANDO TIVESSE ALTA, TUDO LHE SERIA DEVOLVIDO, COMO FORA ANOS ANTES.

OCORRE, QUE DEPOIS DE UMA SEMANA DE INTERNAÇÃO, DERAM ALTA E NA SAÍDA NÃO DEVOLVERAM UM CENTAVO E AINDA COBRARAM MAIS UMA FATURA (FORAM CINCO)...

ESTA É A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE JUIZ DE FORA - PLASC

"QUE MISERICÓRDIA É ESTA"?

MISERICÓRDIA NÃO SERIA LEVAR A PESSOA EM RISCO DE VIDA PARA O ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E DEPOIS DISCUTIR COM A FAMÍLIA OS POSSÍVEIS CUSTOS HOSPITALARES?

E AINDA, APÓS OS EXAMES PRELIMINARES, JÁ SABIAM QUE O CASO ERA GRAVE E QUE SERIA PRECISO INTERNAÇÃO NO "CTI ", POR QUAL MALDITA RAZÃO NÃO PROVIDENCIARAM O INTERNAMENTO, PERMANECENDO COM O IDOSO NA SALA DE EMERGÊNCIA POR TANTO TEMPO - DE 07 HORAS ATÉ 18 HORAS, SOMENTE PARA COBRAREM MAIS TAXAS DE ATENDIMENTO?

QUEM AINDA NÃO PRESENCIOU O LAMENTO, A TRISTEZA DO CHORO DESESPERANÇADO DE UM IDOSO, NÃO SABE O QUE É UMA PESSOA PERDER A DIGNIDADE E A TRISTEZA DE CONFIRMAR QUE A VIDA DE UMA PESSOA NÃO VALE NADA, NUMA CIRCUNSTÂNCIA COMO AQUELA DESCRITA.

- UMA TESTEMUNHA -

PARTE 2 - ENGANOU A MORTE

TUDO ISSO APESAR DE TER PAGADO RELIGIOSAMENTE AS MENSALIDADES DURANTE TANTO TEMPO E RECEBER UM TRATAMENTO DE RECEPÇÃO TÃO FRIA, BUROCRÁTICA E CALCULISTA.

NOTAS: APESAR DE TUDO, HÁ QUE SE REGISTRAR, QUE UMA VEZ ACOMODADO NUM LEITO DA UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO, NO 5º ANDAR DO HOSPITAL, O TRATAMENTO DO CORPO DE ENFERMAGEM FOI INCOMENSURAVELMENTE DIVERSO DO PESSOAL DA RECEPÇÃO, NÃO SE PODENDO BOTAR REPARO EM NADA, NO QU SE REFERE À GENTILEZA E ATENÇÃO PROFISSIONAL DISPENDIDA.

EXCETO QUE, NO PRIMEIRO DIA FOI ACOMODADO NO LEITO Nº 5008 (NA ALA DO SUS) E A PARTIR DO SEGUNDO, FOI TRANSFERIDO REPENTINAMENTE PARA OUTRA ALA, OCUPANDO O LEITO 5009, SEM MAIORES EXPLICAÇÕES. POSTERIORMENTE SOUBE QUE ESTA SIM ERA A ALA RESERVADA AOS PACIENTES DE PLANO DE SAÚDE.

NO ÚLTIMO DIA DE CTI, CANSADO DE PERMANECER DEITADO, UMA FISIOTERAPEUTA DEU UMA CAMINHADA COM ELE PELOS CORREDORES E PASSANDO PELO LEITO 5008 ONDE PRIMEIRAMENTE FORA ACOMODADO, VENDO UMA JOVEM SENHORA NA CAMA, INDAGOU O QUE HAVIA COM ELA E SE ASSUSTOU COM A RESPOSTA:

- "ESSA MOÇA TEVE QUE FAZER UMA CIRURGIA "DE PEITO ABERTO" E COLOCADO TRÊS PONTES NO CORAÇÃO"...

O IDOSO SENTIU UM CALAFRIO LHE TRANSPASSAR O CORPO INTEIRO E SAIU DE FININHO CAMINHANDO PELOS CORREDORES, RETORNANDO CANSADO AO SEU LEITO 5009, ONDE FICOU MATUTANDO:

"UFA, DO QUE ME SAFEI. PELO MENOS DESTA VEZ FOI SOMENTE UM "STEND" FEITO DURANTE UM CATETERISMO"....

HAVIA UM QUADRO AO LADO DO LEITO, ONDE ANOTAVAM NOME, GOSTOS PESSOAIS, TIME DE FUTEBOL QUE TORCIA, E, UM ESPAÇO EM BRANCO PARA UMA MENSAGEM:

DE IMEDIATO PEDIU À FISIOTERAPEUTA UM PINCEL ATÔMICO E DEIXOU LÁ UMA MENSAGEM ASSIM: " ME TROCARAM DE LUGAR

DISSO NEM VOU RECLAMAR

SE A MORTE FOR LÁ ME BUSCAR

POR CERTO NÃO VAI ME ENCONTRAR "

RELATO DE FAMILIARES DO IDOSO EM QUESTÃO.