Por Que Comentar?

Comentar está na essência do ser humano. Usamos o comentário como uma forma de entender a repercussão do fato, da notícia e da própria história que é mostrada.

Muitas vezes uso a seção de comentários como modo de conversa e como aprendizado para evoluir e conhecer novas histórias através das experiências de outros escritores em seu cotidiano.

Cada publicação literária seja conto, crônica, artigo, ou o que for que seja escrito que comento é um teste de empatia com aquele que sacrifica uma noite de folga ou o convívio com os entes queridos para criar a obra. É como se estivesse vendo tudo aquilo acontecer e trocando experiências mútuas com o episódio.

O grande xis da questão é que nem sempre (em alguns lugares tristemente é o padrão) os comentários são benignos ou pertinentes. Existem os comentaristas tóxicos e preconceituosos que não se importam com o trabalho que o escritor (ou jornalista ou articulista) teve passando dias debruçados em livros pra pesquisas ou em trabalho de campo e noites em claro buscando a inspiração pra crônica do dia seguinte ou o conto dos prazos apertados. Além é claro de deixar tudo de lado pra escrever.

Existem ainda certos tipos de comentários que dependendo da agressão recebida ou do preconceito verbalizado contra aquele que escreve, podem até leva-lo a humilhação pública, ou no mais extremo dos casos, a morte.

No fim, tudo nos leva a algo importante chamado contexto, que se não me falha a memória, é tudo que nos cerca e o que acontece ao nosso redor durante um momento específico.

Ou, em alguns casos, é o próprio momento.

E é por isso que pra fazer um comentário bem embasado, a leitura é fundamental. Ler até mesmo nas entrelinhas do texto pra compreender os verdadeiros sentimentos do autor na obra que está compondo.

E a partir de tudo isso, falar o que sabe, o que vê e principalmente o que sente na obra. Seja curto e grosso ou em forma de um texto inteiro sem nunca perder a ternura nem o respeito com aquele que escreve.

Os escritores famosos e anônimos bem como jornalistas, cronistas e todos aqueles que escrevem, agradecem de todo coração por um comentário sincero, verdadeiro e divertido. O sugestivo também vale neste caso.

É um incentivo a mais para aqueles que escrevem, produzirem mais e melhores contos, crônicas, artigos, ensaios, etc...

A literatura será eternamente grata pelos seus comentários, leitor e leitora fiel.

E todos aqueles que trilham este caminho também.

MarioGayer
Enviado por MarioGayer em 10/08/2024
Código do texto: T8126060
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.