O Buraco Negro: Da nossa retina ao Universo

Grosso modo, Buraco Negro é “a luz indo”... fugindo da nossa percepção. Reciprocamente, “periferia branca” é “a luz vindo” para a nossa percepção.

Semelhantemente, a nossa retina é um micro buraco negro, por onde a luz está entrando. Por sua vez, a periferia branca em torno da retina é o que poderíamos chamar de radial branco. Radial por ser aonde a luz está saindo, depois de a imagem ter sido interpretada pelo nosso occipital.

De modo que a luz entra pela nossa retina, passa por um "circuito biológico integrado", o qual transforma o feixe luminoso em impulsos elétricos e os envia para o occipital, onde é traduzido novamente. Desta feita em uma visão de duas dimensões (1) e simultaneamente externado, pela periferia dos dois olhos, buscando dar a entender o que estamos vendo.

A Terra não foge à regra.

Uma nave vendo a Terra pelo Polo Sul verifica que seu centro é escuro e sua periferia, branca. É que os raios estão “vindo” do Polo Norte pela periferia e “indo” para o Polo Sul pelo centro.

Como a Terra muda de polaridade a cada 300 milhões de anos (2), logicamente o efeito “buraco negro” é cíclico.

Idem para qualquer corpo no Espaço Sideral...

Simples assim!

1) https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-ciencia-e-tecnologia/7764679

2) https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/8122780

Me and my wife
Enviado por Me and my wife em 09/08/2024
Código do texto: T8124952
Classificação de conteúdo: seguro