UM POUCO DE PROSA

 

 

 

 

Durval Carvalhal

 

 

 

 

 

 

Pode ser uma imagem de texto que diz "Um Pouco de Prosa Durval Carvalhal"

 

 

          

         

          HOJE é dia 08/08/24; mas, em 08/08/88, no badalado Clube de Engenharia (Salvador), eu lançava meu terceiro livro:  UM POUCO DE PROSA. 

 

          Foi uma noite memorável, cujos amigos e anônimos não se furtaram em dar-me um gostoso apoio, enriquecendo aquela bela e alegre noite literária.

 

          Havia uma forte efervescência política na cidade por causa da eleição municipal; eu era candidato a vereador; inúmeras pessoas importantes compareceram como representantes partidários, professores universitários, amigos, eleitores, simpatizantes e anônimos.

 

          Parte dessas pessoas compôs a mesa; os discursos foram brilhantes; as observações, memoráveis e a alegria, contagiante.

 

          Depois dessa solenidade de lançamento, todos desceram para o subsolo para saborear um grande coquetel. Lembrou um pouco a doce valsa de Strauss: Vinhos, cervejas e música.    

 

          Coquetel bem concorrido; pessoas diversas comiam, bebiam, gargalhavam e riam de contentamento pelo instante de êxtase.

 

          O saudoso violonista José Umberto agitou a plateia; ninguém ficou parado; todos cantavam e bradavam. Foi uma festa de arromba; até minha filha de seis anos bebeu resto de  cerveja escondidamente, flagrada pela câmara que filmava (risos)..

 

          É muito bom ser feliz; melhor ainda quando fazemos pessoas felizes; é o reinado da felicidade. É quando a contabilidade da vida fecha.

 

          Parodiando o filósofo Jacques Bossuet, o homem é um animal prepotente, arrogante, hipócrita, explorador... A mulher é mesquinha, infiel, indigna e mentirosa... Entretanto, não há nada mais sublime do que a união dessas duas criaturas tão imperfeitas.

Durval Carvalhal
Enviado por Durval Carvalhal em 08/08/2024
Reeditado em 08/08/2024
Código do texto: T8124667
Classificação de conteúdo: seguro