NUNCA DEPRECIE PARA MELHORAR O PREÇO

Um fato real aconteceu em uma catira lá pelos lados do norte de Minas, quando um fazendeiro comprando vacas, visitou amigo fazendeiro vizinho para comprar umas cem vacas de empastar, invernar.

Fechado as vacas, labuta para apartar as que interessava de acordo com a escolha do comprador, uma a uma iam passando pelo brete separador e acumulando em uma divisão do curral, até que deu certo o lote que o fazendeiro comprador escolheu e interessava a adquirir.

Mesmo tenho escolhido entre as duzentas, somente as cem melhores que queria adquirir, foi logo o comprador desvalorizando as vacadas, para conseguir as vantagens de desconto no preço, e para depreciar, foi falando mal da qualidade, pondo defeito na altura, no peso, na cor, na carne que estavam, etc.

O fazendeiro vendedor fez o preço do lote escolhido e separado, e lá vai o fazendeiro comprador continuando a depreciar, para justificar uma contra oferta abaixo do preço pedido pelo fazendeiro Vendedor.

Ate chegarem a um preço comum aceitável para ambas as partes e como o Fazendeiro Vendedor estava precisando vender, e como a venda era a vista, então acabou aceitando uma oferta abaixo do preço que gostaria de vender do Fazendeiro Comprador, apesar de ter que aturar as depreciações ofensivas do mesmo.

Negocio feito, fim de tarde, combinado o tangir das vacadas para a manhão seguinte, gado separado no piquete, vão para jantar no restaurante da entrada da cidade.

Apesar do negócio feito, fazendeiro comprador, para vangloriar do negocio feito abaixo do preço, continuava a justificar a depreciação do gado, motivo da pouca oferta que já tinha sido feito.

Fazendeiro vendedor, não aguentava mais de tanto o Comprador falava mal do gado negociado, então concluiu, Compadre vamos jantar, eu vou pagar a conta, mas não vamos mais falar das vacadas, como você disse estas são muito ruim não valem nada, que você me fez um favor de fazer a oferta que que fez, então vamos esquecer as vacadas, vamos jantar, não vamos mais fazer o negócio, vos mecê, deve procurar um gado bom, que sirva pra mece comprar, para ficar satisfeito, para não ter que ficar reclamando, depreciando, falando mal da mercadoria. Não vamos mais negociar, vamos só jantar.

Vos mece deve achar outra vacada pra comprar, estas não prestam, segundo toda as suas conversar, vos mece não está satisfeito, então este negocio não existe mais. Vos mece está liberado para ir comprar uma vacada que lhe satisfaça, que lhes sirva. Não temos mais negócio.

O fazendeiro comprador, que tinha feito um ótimo negocio e que precisava da vacada, começou então a tentar manter o negocio implorando para o fazendeiro vendedor que o mantivesse o negocio feito, que não ia mais reclamar do negocio e nem das vacadas.

Fazendeiro Vendedor firme no negocio do desfazimento, disse pela ultima vez, o gado não é do seu agrado, segundo as reclamações e depreciação, então procure umas outras vacadas do seu agrado em outro lugar, o nosso negocio não existe mais, vamos jantar por minha conta e não falamos mais nisto.

O fazendeiro comprador perdeu um ótimo negocio que tinha conseguido, apesar do fazendeiro vendedor ter tolerado as depreciações ofensivas e mentiras do comprador, e ter fechado o negocio mesmo assim, por que precisava, então tolerou, mas com a continuidade do vangloreio do comprador, que mesmo depois de feito continuou na lamentação e ofensa a qualidade das vacas, não mais tolerou e desfez o negócio.

Moral da história, nunca deprecie o que está comprando para abater o preço, dê desculpa outras, que sua capacidade financeira não consegue atingir o preço pedido, mas sempre elogie o que está comprando, afinal ainda a mercadoria não é sua, é do Vendedor, e este pode não admitir ofensa a sua mercadoria, pelo proponente comprador. 08.08.2024.

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 08/08/2024
Código do texto: T8124120
Classificação de conteúdo: seguro