Diálogo de Fecha Beco com Padre Alfredo.

Na década de 1960 e 1970 era tradição o Bloco “Os cãos” desfilarem na Micareta de Jacobina. Era um dos momentos mais esperado pelos jacobinenses e visitantes. A passagem do bloco era uma festa à parte. Mas no primeiro ano do desfile, um dos “cãos”, empolgado, deu um salto na parede da igreja da Matriz e deixou lá a marca dos dois pés. Padre Alfredo, uma figura histórica para Jacobina e região, e muito rígido, não gostou nada daquilo. Depois da festa mandou chamar Fecha Beco (Waldemar Pereira da Conceição), o responsável pelo bloco, para uma conversa. Temeroso, Fecha Beco foi à igreja. Chegando lá Padre Alfredo o esperava.

Fecha Beco: Sua a benção Padre Alfredo!

Padre Alfredo: (com o sotaque carregado) Depois de nossa conversa eu vou ver se lhe dou à benção ou não. Você viu o que o seu diabo fez na parede da minha igreja?

Fecha Beco: Eu vi padre, foi errado, mas foi uma brincadeira. Já passei uma regulagem no sujeito.

Padre Alfredo: Você não tem medo de brincar com a casa de Deus, não? Isso aí é pecado, é pecado.

Fecha Beco: O senhor tá certo padre.

Padre Alfredo: Outra coisa, Deus não gosta de quem adora o diabo.

Fecha Beco: Deus que me livre, eu não gosto do coisa ruim não, eu adoro é Deus.

Padre Alfredo: Mas você sai vestido de diabo com seus “pariceiros”.

Fecha Beco: Mas é uma brincadeira, padre, não é porque eu saio vestido de cão, que eu vou virar cão. Eu creio muito em Deus e só quero amostrar pro povo como é que os “cãos” faz.

Padre Alfredo: Não se brinca com essas coisas, isso pode influenciar as pessoas.

Fecha Beco: Influencia não padre, elas até gostam. O senhor precisa ver a cara de espanto do povo, as “muié” gritando, os meninos correndo pra se esconder, as beatas se benzendo...

Padre Alfredo: Não mecha com minhas beatas...

Fecha Beco: Desculpe padre, mas é uma correria dos diabos...

Padre Alfredo: E você acha isso engraçado?

Fecha Beco: Mas nós não “faz” mal a ninguém não, padre.

Padre Alfredo: Mas o que fizeram com a parede da minha igreja não é certo, vocês deixaram a marca do diabo lá.

Fecha Beco: Mas pode deixar, eu já “regulei” o indivíduo que fez isso, e uma coisa eu lhe prometo, eu e meus “cãos” nunca mais vamos passar perto de uma igreja.

Padre Alfredo: Olha lá, olha lá. Se acontecer de novo vou excomungar você e seus diabos, chamar o delegado, e botar tudo na cadeia.

Fecha Beco: Olha Padre, o senhor sabe o que tem que fazer? O senhor tem de rezar por mim e pelos meus “cãos”, por que a gente também é filho de Deus. E tem mais, um dia vamos no encontrar lá em cima, e o senhor vai ver, vou ser o primeiro cão a entrar no céu.

Padre Alfredo: Já vi que pra você não tem jeito, mas fique sabendo de uma coisa, Deus não gosta de coisa errada, não quero você e seus diabos perto de minha igreja.

Fecha Beco: Tá prometido padre, não vamos passar nem perto, pois a gente não quer ir pra cadeia nem pra o inferno. A benção Padre Alfredo.

Padre Alfredo: Deus te Abençoe e te dê juízo.

Depois desse diálogo, fecha Beco disse que o Padre sempre o tratou bem e que ele cumpriu a promessa de nunca passar com o bloco perto de igrejas. Ou melhor não muito perto...

(Extraído do livro: “História de um velho cão” – Autor Ivan Aquino)

Ivan Aquino
Enviado por Ivan Aquino em 07/08/2024
Código do texto: T8123826
Classificação de conteúdo: seguro