Uma chama de luz - BVIW

TEMA: O lado feio da cidade

Incluir na crônica as cinco palavras: violência, pobreza, estupro, pichação , alcoolismo. Opção de trocar uma delas por prostituição.

Tema: o lado feio da cidade

 

Minha irmã é assistente social da Prefeitura e disse-me uma vez: “você vive numa bolha, só conhece a região central da cidade, nem imagina o que há na periferia”. Ouvi com atenção e pensei nos filmes e livros que já vi, dizendo pra mim mesma que deve haver alguma semelhança, como a pobreza, em primeiro lugar; a violência ditando todas as regras; a prostituição vivendo à margem; o estupro, com o consentimento da família; o alcoolismo que a tudo destrói a sua volta. Impossível não sentir tristeza. E até culpa por viver uma realidade tão diferente dessa, como se fosse indecente termos mesa farta, acesso à instrução, um bom emprego, um plano de saúde, férias com passeio, e todo o resto que é nossa realidade. Claro que temos problemas, mas certamente são de outra ordem, nada tão existencial assim. Jesus mesmo disse: “sempre tereis pobres entre vós”. O que não significa que devemos conformar ou banalizar essa triste realidade, mas entender como um convite de Jesus para fazermos o bem, para devolver ao pobre a dignidade humana, para buscar saídas possíveis. Ninguém está condenado à pobreza ou à marginalidade. Uma pequena chama de luz pode transformar o querer de uma pessoa. Ouvi outro dia o relato de uma pessoa a respeito de seu pai, homem simples, mas de grande sabedoria. Ele ensinava aos seus filhos: “vocês têm que gostar de fazer o bem aos outros, têm de “panhar” gosto nisso “. Ah, o altruísmo pertence só aos nobres de coração!

Cassia Caryne
Enviado por Cassia Caryne em 07/08/2024
Reeditado em 07/08/2024
Código do texto: T8123695
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.