"O POVO AUMENTA MAS NÃO INVENTA"

Terça-feira, 6 de Agosto de 2024.

Após ter vivido mais de sete décadas de vida, é natural para qualquer ser humano adquirir vivências, deixando a obviedade de lado. Mas é bem possível que tanto tempo assim produza nele algumas nuances. E aqueles que ainda não alcançaram tanto tempo no viver, não o possuem. Mas isso é uma questão de tempo para qualquer deles.

É natural que tal fator não cria uma regra fixa. Todos nessas idades deveriam possuir a mesma capacidade de ações em suas práticas. Mas não é assim. Em alguns casos a idade avançada de um ser não chega a completá-lo em sua existência.

Até existem citações dando conta de um fato. "Os canalhas também envelhecem". "Adquirem cabelos brancos", o que indicaria um nível comportamental duvidoso, com essa segunda condição. E é assim que vemos um contingente enorme de seres desqualificados, apesar de vividos por longo tempo.

Um âmbito onde se pode verificar um número destacado de maus elementos, é a política. E em nosso país, a coisa degringolou-se, a um ponto de já não possuírmos base para coisa alguma. Quem envereda por ele só possui uma intenção: o de locupletar-se. E isto alcançou um nível absurdo de más ações e falta de compostura.

Num evento no Chile, com presença de outras autoridades, ao ser anunciado pelo locutor à plateia ali presente, Lula teve o dissabor de ser vaiado. E em mais de uma vez. Mas o que chamou atenção foi ver no vídeo, mesmo curto, ele e seu assessor Celso Amorim, mostrarem em seus semblantes, desagrados com as vaias de parte da plateia presente. Um constrangimento absoluto.

Assim, ressalta-se que ambos já estão em idade avançada. Por isso não deveriam passar por esse tipo de situação. Mas os tempos são outros. A moralidade hoje em dia não passa perto daquela que era praticada em décadas passadas.

Mesmo assim, soa bem marcante o vexame de ambos. Por certo podem se achar injustiçados. Mas uma coisa eles bem devem saber: "o povo aumenta mas não inventa". Essa vaia tem, sim, total e completo embasamento da atual realidade da moralidade pública de muitos em idades avançadas.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 06/08/2024
Código do texto: T8122847
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.