Entre Sem Bater - O Tempo e o Caráter
Um Provérbio Chinês diz:
"... assim como a distância testa a força de um cavalo, o temo revela o caráter de uma pessoa ..."(1)
Provérbios chineses, como a maioria dos provérbios cuja origem são culturas milenares, são excepcionais formas de reflexão. Contudo, a interpretação de um provérbio não pode se contaminar ou deteriorar com o tempo. Desta forma, a vulgarização de um provérbio como "... o tempo é senhor da razão ..." cria muitas falácias e paralogismos. Provérbios chineses são, sem dúvida, expressões que podem, a partir de um grupo de ideogramas, ter significações com muitas diferenças e abordagens.
O TEMPO
Em primeiro lugar, é preciso diferenciar provérbios que originam-se da cultura milenar dos povos originários(*) do capítulo provérbios da Bíblia. A cada texto da série "Entre Sem Bater", quando a autoria tiver atribuição de provérbio, terá a referência a qual cultura se refere ou originou-se. Desse modo, quando se tratar de algum provérbio com origem em alguma religião, outras referências terão aplicação. Por outro lado, é muito comum que em livros como "Provérbios" da Bíblia, existam referências a diversos traços culturais dos provérbios. Por isso, torna-se muito difícil saber a origem e a interpretação de provérbios culturais. Em outras palavras, um provérbio sobre o tempo, pode ter pequenas variações de uma cultura para outra. Adicionalmente, poderá ter adaptações que perdem a essência da ideia e da cultura original.
O TEMPO, SENHOR DA RAZÃO
A ideia do provérbio original diz respeito, sobretudo, ao caráter de um homem e a distância que ele percorreu na vida. Ao contrário do que um ditado popular que se espalhou no Brasil, por exemplo, alguns anos atrás, não é sobre fatos e versões. Aliás, no caso de um ex-presidente tupiniquim, o tempo mostrou o péssimo caráter dele.
O passar do tempo não mostra, com toda a certeza, a verdade do fato(2). Mostra, outrossim, o caráter dos que se relacionaram com um fato, expõe peculiaridades das versões para um mesmo tema e realidade. Assim sendo, aqueles que ficam repetindo expressões popularescas deveriam abaixar a bolinha pois o caráter de cada um está em jogo.
Inquestionavelmente, o provérbio chinês oferece a oportunidade de uma profunda reflexão de tudo em nossas vidas. Em outras palavras, mais do que nunca a perseverança e a paciência são vitais na avaliação do verdadeiro valor de um ser humano. Para compreender plenamente este provérbio, é necessário dividi-lo em partes e analisar as analogias que se apresentam. Desse modo, podemos contextualizá-lo aos tempos modernos, onde a impaciência e a pressa obscurecem nossos julgamentos.
A FORÇA DE UM CAVALO
A primeira parte do provérbio sugere que a verdadeira resistência de um cavalo só pode ter uma avaliação ao longo de uma longa jornada. Em uma corrida curta, um cavalo pode demonstrar velocidade e vigor, mas nas grandes distâncias a sua resistência, força e sua superação se revelam. Analogamente, devemos considerar as qualidades necessárias para enfrentar longos desafios, como perseverança, resiliência e adaptabilidade.
Atualmente, a paciência para observar e avaliar ao longo do tempo muitas vezes falta a qualquer ser humano. Vivemos um tempo da gratificação instantânea, onde mede-se o sucesso e o caráter por conquistas rápidas e imediatismos. Aplicativos de redes sociais, por exemplo, promovem uma cultura de feedback instantâneo. Surpreendentemente, julga-se postagens pelo menor tempo como mais comentários desconexos ou "curti" e "compartilhei".
Esse ambiente pode distorcer nossa percepção da verdadeira habilidade e valor, só mostra uma força que, muitas vezes, é inútil para o coletivo. Desta forma, valorizamos mais a aparência de sucesso do que a substância que ao longo do tempo deveria emergir.
O TEMPO E O CARÁTER
A parte importante do provérbio chinês, como numa conclusão à analogia, é a mais significativa e essencial. Aqui, o tempo é o teste que revela as qualidades internas e o verdadeiro caráter de uma pessoa. Assim como a força de um cavalo verifica-se pela distância, o caráter(3) humano revela-se através do tempo e das experiências de vida.
No calor do momento, alguém pode demonstrar paciência, gentileza, honra ou integridade. Entretanto, a consistência dessas qualidades e a coerência, ao longo de muitos anos, que realmente definem o caráter.
A apreciação pelo desenvolvimento gradual do caráter submerge, hoje em dia, na busca por resultados rápidos. Certamente, a velocidade das comunicações e a rapidez das mudanças sociais e econômicas influenciam comportamentos e reflexões. Subestimamos a importância do tempo na formação e avaliação do caráter e raramente fazemos reflexões diante de alta tecnologia.
A pressão para alcançar sucesso imediato leva as pessoas a adotarem atitudes que prometem ganhos rápidos. Desse modo, fica impossível sustentar valores éticos a longo prazo ou de maneira consequente. As redes sociais, de fato, exemplificam esse fenômeno, onde a construção de uma imagem pública fugaz é prioritária em relação à integridade e respeito.
MUTATIS MUTANDIS
Tecnologias e modernidades alteram, significativamente, nossa relação com o tempo. Agravam, notadamente, a nossa capacidade de avaliar a verdadeira força e caráter com a qualidade que cada situação exige. A impaciência tornou-se uma característica comum em uma cultura que valoriza a velocidade e a eficiência imediatista, acima da consistência e da durabilidade.
Esse fenômeno tem impactos profundos, não apenas em como percebemos os outros, mas também em como percebemos a nós mesmos. É o que Maistre denominou como a cegueira dos homens(4), que não enxergam a si próprios.
A pressa e o tempo escasso nos leva a julgamentos superficiais, tanto sobre nossa própria capacidade quanto sobre o caráter dos outros. Isso resulta em decisões impulsivas e relacionamentos superficiais, onde a profundidade e a resistência ficam de lado. Em contrapartida, redescobrir o valor do tempo e da paciência permitirá que avistemos as qualidades que realmente importam a longo prazo.
Em suma, o provérbio chinês nos ensina uma lição valiosa sobre a importância do tempo na avaliação da verdadeira força e caráter. É preciso traduzir a sabedoria desse provérbio para pensarmos e valorizarmos a paciência e os critérios de julgamentos. Desse modo, podemos cultivar um entendimento mais profundo e uma apreciação mais verdadeira das qualidades que realmente importam.
"Amanhã tem mais ..."
P. S.
(*) Povos originários são grupos de pessoas habitaram uma determinada região antes de qualquer intervenção de outros povos. O tempo na História mostrou que esses povos sofreram o domínio cultural nas invasões de seus espaços.
(1) "Entre Sem bater - Provérbio Chinês - O Tempo e o Caráter" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/08/05/entre-sem-bater-proverbio-chines-o-tempo-e-o-carater/ https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/11/24/entre-sem-bater-cesare-beccaria-verdade-do-fato/
(2) "Entre Sem Bater - Cesare Beccaria - Verdade do Fato" em
(3) "Entre Sem Bater - George Elliot - Caráter" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/02/08/entre-sem-bater-george-eliot-carater/
(4) "Entre Sem Bater - Joseph de Maistre - A Cegueira dos Homens" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/08/02/entre-sem-bater-joseph-de-maistre-a-cegueira-dos-homens/