Dolores
Dolores percebeu que ser sempre boazinha só a ferrou. Dolores resolveu mudar. A partir daquele dia, dolores não se dobraria para mais ninguém. Pelo menos não como da vez que ela, mesmo com uma baita dor de dente, cobriu a colega de trabalho que queria sair para jantar com um cara que conheceu no aplicativo de encontros. Bom, é por uma boa causa, o amor é sempre uma boa causa, ela pensou. No dia seguinte sua amiga retribuiria o favor e assumiria o plantão de Dolores para ela ir ao dentista. Isso se a amiga não tivesse numa baita ressaca, e assim, deixado dolores na mão com a boca a latejar enquanto limpava o papagaio de seu Inácio. Dolores fez dois plantões seguidos e teve que esperar até a segunda-feira para terminar o canal do segundo molar. É, eu não vou ser mais besta, ninguém monta mais em mim. Não mais como da vez que seu irmão mais novo pediu seu nome e crédito emprestado para comprar uma CG 125. Ela até pensou em dizer não, sem emprego, como ele a pagaria? Mas ele justificou que a moto serviria justamente para começar o trabalho de moto táxista. Acontece que o trabalho de moto táxi não durou mais que dois meses, Daniel percebeu que essa vida de pilotar pros outros não era pra ele. E ficou dolores com 46 parcelas da CG para pagar. Ela até cobrou algumas vezes, mas ele sempre dizia pra ela ter paciência. Ele estava procurando emprego e também tinha um esquema quente que daria muita grana e logo ele quitaria a dívida. Acontece que o Daniel adorava dar o grau na moto e numa dessas, acidentou-se. Arrebentou-se ele e a CG. Ficou o irmão com o platina no joelho e Dolores com um rombo no orçamento mensal. Agora eu aprendi, ninguém me faz de palhaça novamente. Não como daquela vez que sua amiga de classe se queixou por não estar conseguindo concluir o trabalho de recuperação de História Geral e pediu para usar como referência o trabalho que Dolores sacrificou o fim de semana inteiro para concluir. Dolores emprestou, mas alertou a amiga que não copiasse, a professora Matilde era caxias e não dava moleza pra aluno que colava. Dia da entrega das notas, dona Matilde descascou dolores e a amiga na frente da turma toda por terem trabalhos idênticos. Ficaram conhecidas como Ctrl-c e Ctrl-v. E Dolores levou zero mesmo tendo se esforçado tanto. Agora vai todo saber que eu não estou mais para brincadeira. Não mais! Sobretudo não como daquela vez em que Dolores se apaixonou por Ruan. A paixão ia bem já fazia meses. O namorado era o que se podia chamar de perfeito, não nas feições, até porque Dolores não se importava tanto com isso, ela mesma não era tão bela, mas Ruan a fazia feliz. Ela nem lembrava há quanto tempo que as coisas davam tão certo. Foi neste momento que Dolores desconfiou da boa sorte que gozava. Riso demais é sinal de choro certo. Então, pôs-se a procurar a agulha no palheiro. A certeza de que havia um problema oculto, passou a ser o problema de Dolores. Já não recebia mais o carinho de Ruan com bons olhos, desconfiava do menor atraso, se tinha perfume demais, se a roupa estava muito caprichada, se lhe trazia presentes sem data especial, se lhe interessava saber da agenda dela. Tudo era motivo da sua atenção e inspeção. A esmola parecia grande demais para o santo não desconfiar. Ruan, compreensivo que era, de inicio procurou saber o que aflingia sua amada, mas ela se fechou, parecia não haver mais espaço para ele. Aos poucos Ruan foi demonstrando incômodo com o novo comportamento de Dolores. Já não riam juntos. Ruan e Dolores sofriam em silêncio, lado a lado. Mas Dolores não foi pega de surpresa, ela já previa que assim seria. Um dia Ruan não pôde mais, despediu-se, partiu. Dolores não chorou, Ruan era perfeito demais pra ser de verdade. E também, ninguém mais faria mal a Dolores. Não como ela fez a si mesma quando meses depois do término ela viu Ruan na rua do mercado andando mão com mão ao lado de uma moça de sorriso tão simpático que fez Dolores tocar a própria boca e pensar que ela já não movia os músculos da face em riso já havia muito. Naquela noite Dolores estaria de plantão na casa de repouso e haveria muitos papagaios e comadres para limpar. Este pensamento fez o corpo da mulher doer. Não sabe como, mas acordou na própria cama e lá ficou até dormir novamente. E lá acordou e lá dormiu e lá ficou. Ninguém mais faria mal a Dolores. Não mais.