"MARKETING: OS DITADORES DO PREÇO" Crônica de: Flávio Cavalcante

Marketing: Os Ditadores do Preço

Crônica de:

Flávio Cavalcante

Em meio à dinâmica e voraz arena do mercado, onde cada empresa batalha incessantemente por uma fatia maior do bolo, há uma crença disseminada: os líderes de vendas, consagrados pelas pesquisas Nielsen, são os ditadores do preço de seus produtos. Esses gigantes do comércio, com suas campanhas publicitárias robustas e presença onipresente nas prateleiras, vivem sob a ilusão de que controlam o valor que o consumidor deve pagar.

No universo corporativo, executivos traçam planos estratégicos minuciosos, ajustando preços como maestros que acreditam reger uma sinfonia infalível. Eles veem os números da Nielsen como uma validação de sua supremacia, um sinal de que suas decisões são infalíveis. Mas, ao colocarem a questão sob uma lente mais crítica e prática, percebe-se uma realidade contrastante, que vai de encontro a todo um pensamento ganancioso e vil.

Os consumidores, na ponta dessa cadeia, são os verdadeiros regentes desse concerto. Com a internet à disposição, pesquisas de preço tornaram-se corriqueiras, análises de custo-benefício são feitas antes mesmo de sair de casa, e as opiniões se espalham rapidamente pelas redes sociais. O poder que os líderes de vendas acreditam possuir se dissolve frente à sabedoria e à escolha do consumidor.

As empresas, muitas vezes, ignoram que a lealdade dos consumidores não é comprada com preços altos, mas, conquistada com transparência, qualidade e valor percebido. Quando o preço não condiz com o valor entregue, o consumidor simplesmente busca alternativas. O verdadeiro poder, portanto, não está nas mãos daqueles que lideram as vendas, mas na capacidade de decisão dos clientes.

Em uma visita ao supermercado, observamos carrinhos preenchidos de acordo com as promoções da semana, a preferência por marcas que oferecem algo a mais por menos. A competição acirrada no mercado é, em última instância, regida pela aceitação do público. Nenhuma campanha de marketing ou título de líder de vendas pode substituir a vontade do consumidor.

Portanto, a verdade que os números da Nielsen não contam é que, apesar da ilusão de controle dos líderes de mercado, quem dita as regras de preço são os clientes. E essa é a realidade que qualquer empresa, por maior que seja, precisa aceitar. Afinal, no grande jogo do consumo, o consumidor é, e sempre será, o verdadeiro ditador do preço.

Flávio Cavalcante

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 04/08/2024
Código do texto: T8121429
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.