OS DITADORES
O DITADORES
(Da Série me metendo em briga de Cachorro Grande)
Os acontecimentos excêntricos, recentes, envolvendo a vitória de Maduro, nas Eleições para exercer por mais seis anos a presidência de Venezuela, deveriam ser objeto de estudos, por uma Comissão de Psiquiatras que, diante dos fatos ocorridos, pudessem chegar a uma conclusão definitiva sobre a razão de os ditadores, -todos- se comportarem da maneira que se comportam com relação a resultados eleitorais, de forma a mantê-los no e exercício do poder de forma discricionária e permanente.
Na opinião, despretensiosa, deste peão de Estância, para obterem os resultados que desejam eles- os ditadores- tomam as seguintes atitudes:
Eles se apossam e forjam documentos que deveriam ser invioláveis, de forma que os dados, neles contidos, possam confirmar a convicção, que eles têm, que obtiveram a vitória.
Eles mentem, descaradamente, e sem qualquer pudor para que, com a mentira, possam obter o resultado de se manterem no poder, perpetuamente.
Eles prendem opositores que, no uso da liberdade de crítica e de expressão se posicionam, publicamente, contra a maneira inexplicável com a qual eles agem.
Eles matam fria e cruelmente, a opositores que se atrevem a ter uma reação que, de maneira mais forte, confrontem suas arbitrariedades e proponham um retorno ao estado de normalidade nacional onde o império da Lei, da Justiça, da fraternidade e das boas relações se faça presente em contraponto às arbitrariedades e aos totalitarismos que eles implantam e defendem.
Eles se expressam, autoritariamente e com arrogância inconcebível, tendo a certeza de que ninguém ousaria lhes contradizer ou pelo menos não concordar com suas ousadias.
Eles desprezam, de maneira vergonhosa e autoritária, as opiniões de outros chefes de estados que lhes pedem moderação e clareza de suas decisões.
Eles, por práticas de políticas públicas equivocadas, e incompetentes,das quais não abrem mão, levam a economia falência gerando fome e desemprego, obrigando as pessoas a deixarem suas pátrias e fugirem para outros países em busca de condições de vida que lhe garantam, pelo menos, o prato de cada dia.
Eles, por favorecimentos pessoais ou coletivos, tornam submissas as autoridades públicas – civis e miliares- para que deem guarida às suas práticas mentirosas levando-as - com isto-, a traírem seus de compromisso com a verdade, com honestidade, com a honra institucional e, com este comportamento, traírem ao povo, do qual deveriam ser as defensoras.
Não me atrevo a afirmar com convicção, mas, talvez se essa Comissão de Psiquiatras examinasse-os e pudesse publicar o laudo clínico, diria que eles são doentes mentais com grave patologia psicológica e que por isto, com certeza, poderiam ser classificados como Psicopatas.
( Recanto da Ana e do Erner 02.08.24- Capão Novo)