ATRAVÉS DO OLHAR

 

Gosto muito de olhar. Quando acordo e abro os olhos é quando a vida intensa entra em meu ser todos os dias. Olhando pela janela do meu apartamento, vejo o vai e vem das pessoas na rua. Cada uma carregando suas histórias, suas dores e alegrias, todas passando despercebidas umas pelas outras. Há algo de mágico e profundo no simples ato de olhar. Este pensamento me acompanha enquanto observo a vida lá fora, e começo a refletir sobre o poder e a importância do olhar. Ontem mesmo, escrevi um poema intitulado "O Teu Olhar é Luz", então é um tema que me instiga a escrever.

 

O olhar é uma linguagem sem palavras, capaz de transmitir sentimentos complexos e profundos. Um simples olhar pode expressar amor, tristeza, alegria ou raiva, muitas vezes com mais intensidade do que qualquer palavra poderia. Lembro-me de momentos em que um olhar trocado foi suficiente para entender o que o outro sentia, criando uma conexão silenciosa e poderosa.

 

Além de expressar emoções, o olhar também é uma ferramenta de observação e descoberta. Através dele, absorvemos o mundo ao nosso redor, notamos detalhes que passam despercebidos a outros sentidos. Um olhar atento pode revelar a beleza escondida nas coisas mais simples, como a textura de uma folha ou a expressão de um estranho. É pelo olhar que percebemos as sutilezas da vida, aprendemos e nos maravilhamos.

 

O olhar também tem o poder de julgar e ser julgado. Vivemos em uma sociedade que dá grande importância à aparência, e muitas vezes um olhar pode carregar preconceitos e estereótipos. Através dos olhos, formamos primeiras impressões, que podem ser justas ou injustas. Refletir sobre isso me faz perceber como é importante desenvolver um olhar mais compassivo e menos crítico, tentando ver além das aparências.

 

Além disso, o olhar tem uma dimensão íntima e pessoal. Quando olho nos olhos de alguém, sinto que estou invadindo um espaço privado, e ao mesmo tempo, estou me abrindo para essa pessoa. Há uma vulnerabilidade intrínseca no ato de olhar diretamente nos olhos de alguém, como se estivéssemos revelando partes de nossa alma. É um gesto que requer confiança e honestidade.

 

Por fim, o olhar pode ser uma fonte de inspiração. Muitos artistas, escritores e pensadores encontram no ato de olhar um ponto de partida para suas criações. Observar o mundo com atenção pode revelar histórias não contadas, inspirações inesperadas e uma compreensão mais profunda da condição humana. É através do olhar que muitos descobrem suas vocações e paixões, transformando o que veem em arte e conhecimento.

 

Enquanto continuo a observar pela janela, percebo que o olhar é muito mais do que um simples sentido. Ele é uma ponte entre nós e o mundo, uma ferramenta de comunicação e um espelho de nossas emoções e pensamentos. Cada olhar que trocamos, cada cena que contemplamos, nos molda e transforma de maneiras sutis e profundas. E assim, com um último olhar para a rua movimentada, volto a mim, consciente do poder e da magia que reside no simples ato de olhar.

Prof Eduardo Nagai
Enviado por Prof Eduardo Nagai em 01/08/2024
Código do texto: T8119408
Classificação de conteúdo: seguro