“Todos os escritores são vaidosos, egoístas e preguiçosos..."

 

Calma, pessoal....George Orwell disse isto... e explica por que:

 

“Eu escrevo porque há uma mentira que quero expor, algum fato para o qual quero chamar a atenção, e a minha preocupação inicial é conseguir ser ouvido”. - George Orwell

 

Orwell arrisca uma formulação geral, elencando os quatro grandes motivos que existem para alguém escrever, deixando claro que “eles existem em graus distintos em todo escritor, e em cada um deles as proporções variam de um momento a outro, de acordo com a atmosfera em que está vivendo”.

 

Seriam os seguintes:

 

1 — Puro egoísmo - ... “o desejo de ser visto como inteligente, de ser tema de conversas alheias, de ser lembrado após a morte, de se vingar dos adultos que o desdenharam na infância etc. etc”.

 

2 — Entusiasmo estético - O som de certas palavras traz uma vibração particular, uma espécie de “cócega” no cérebro.

 

3 — Impulso histórico - Orwell o descreve como “o desejo de ver as coisas como são, de descobrir os fatos tal como ocorreram e preservá-los para a posteridade”.

 

4 — Propósito político - Disse Orwell: "Muitas das obras sérias que escrevi foram escritas contra o totalitarismo e a favor da democracia." Seria, segundo ele, “o desejo de impelir o mundo em certa direção, de alterar a concepção dos outros quanto ao tipo de sociedade que deveriam almejar”.

 

E FINALMENTE, Orwell conclui com esta "pérola":

“Todos os escritores são vaidosos, egoístas e preguiçosos, e bem no fundo de seus motivos há sempre um mistério. Ninguém empreenderia tamanho esforço que é escrever um livro, se não fosse impelido por algum demônio ao qual não se pode resistir nem tampouco compreender”.

 

Fonte:  "Revista Bula"

 

 

Iri TAMA e George Orwell
Enviado por Iri TAMA em 01/08/2024
Código do texto: T8119406
Classificação de conteúdo: seguro