Entre Sem Bater - A Moralidade

Confúcio disse:

"... ser uma pessoa com moral elevada é ser uma pessoa com a alma libertada ..." (1)

Muitas frases e pensamentos atribuídos a Confúcio podem não ser de autoria dele. A dificuldade de tradução de ideogramas em diversos idiomas, agrava a possibilidade de erros e interpretações diferentes. Por exemplo, a frase "... uma caminhada de mil passos começa no primeiro passo..." não é de Confúcio, mas de outro chinês. É provável que o termo moralidade não esteja presente nos pensamentos de Confúcio, mas muito mais do que isso.

A MORALIDADE

O tema moralidade exige altíssima reflexão e contextualização, para não cair num senso comum. Inquestionavelmente, as pessoas se acham um exemplo de moral e ética. Por outro lado, estas mesmas pessoas, apontam seus dedinhos para este ou aquele defeito alheio. E, a explosão das redes sociais, de certa forma, colocou vários conceitos de virtude sob a lupa individual e com critérios questionáveis.

SETE VIRTUDES

O Caminho do Guerreiro, segundo orientais, como Confúcio, apresenta sete virtudes e outras condições de um homem de bem.

Integridade,

Respeito,

Coragem Heroica,

Honra,

Compaixão,

Honestidade/Sinceridade e

Dever/Lealdade

Desse modo, estas virtudes formam a base do código de conduta dos samurais no Japão feudal. Essas virtudes, com base nos comportamentos de honra e moralidade, reproduziam as filosofias de pensadores como Confúcio e Aristóteles. Da mesma forma que, atualmente, deveriam formar as críticas às dinâmicas sociais que campeiam pelas redes sociais.

FRASES PARA REFLEXÃO

Algumas palavras, termos e expressões como, por exemplo, moralidade, alimentam muitos pensamentos e a própria filosofia. A partir da frase-chave de Confúcio é possível abrir debates intermináveis, ou não, dependendo dos dogmas de estimação de cada um.

Desse modo, citamos algumas:

Immanuel Kant

A morte do dogma é o nascimento da moralidade.

David Hume

A moralidade é um assunto que nos interessa acima de todos os outros: imaginamos que a paz da sociedade está em jogo em todas as decisões a respeito dela; e é evidente que essa preocupação deve fazer nossas especulações parecerem mais reais e sólidas do que quando o assunto é, em grande medida, indiferente a nós.

Alan Ryan

Sócrates e Platão não tinham tempo para a democracia ateniense e queriam um governo aristocrático revivido para sua cidade. Mas ambos eram radicais morais; eles achavam que a moralidade comum era radicalmente equivocada e que a opinião pública deveria ser ignorada quando estivesse em desacordo com a consciência ou a razão de alguém.

Assim sendo, é possível entender como Confúcio, Aristóteles e outros eram e ainda são influenciadores do pensamento e racionalidade. No entanto, os tempos modernos indicam que influenciadores são aqueles que adoram a opinião pública positivista. Do contrário, certamente  receberá a pecha de hater, um pessimista, um "canhoto" ou coisa pior.

CONFÚCIO

Confúcio, um dos maiores filósofos chineses, enfatizou a importância da moralidade e da ética nas relações humanas. Sua filosofia centrava-se na "ren" (humanidade ou benevolência), que é similar à compaixão de Bushido. Confúcio acreditava que uma sociedade harmoniosa dependia de indivíduos virtuosos que praticavam respeito mútuo e integridade. Ele defendia a necessidade de autodesenvolvimento moral contínuo. Como se não bastasse, apontava a importância de se agir com sinceridade e honestidade, base nas virtudes do Bushido.

ARISTÓTELES

Aristóteles, por sua vez, ao mesmo tempo, discutia a ética em termos de virtudes e do conceito de eudaimonia (florescimento humano ou felicidade). Para o pensador grego, virtudes como coragem, temperança, generosidade e justiça eram essenciais para alcançar a eudaimonia. Sua visão de coragem e justiça compara-se à coragem heroica e à honra do Bushido. Aristóteles via as virtudes como um meio termo entre extremos de comportamento, o que sugere um equilíbrio moral e ético na conduta pessoal e social.

TEMPOS MODERNOS

No mundo moderno, especialmente com a ascensão das redes sociais, as virtudes que integram a moralidade enfrentam novos desafios. Plataformas digitais promovem uma cultura de superficialidade e autoavaliação egocêntrica. A busca incessante por compartilhamentos e seguidores incentiva comportamentos que estão em desacordo com as virtudes do Bushido.

A integridade, por exemplo, se extingue quando indivíduos se apresentam de maneira falsa para ganhar aprovação social. A curadoria cuidadosa de imagens e a apresentação de uma vida "perfeita" nas redes sociais embaralha a realidade e a aparência. O respeito, por sua vez, inexiste em discussões online, onde o anonimato pode levar a comportamentos agressivos e desrespeitosos. A maioria das formas desrespeitosas que presenciamos nos tempos modernos seriam inaceitáveis em interações face a face. Inquestionavelmente, algumas são tão inaceitáveis que apresentam-se até na tipificação de crime.

A coragem heroica, que no contexto do Bushido envolve enfrentar perigos com honra, dá lugar a uma "coragem" superficial. Em muitos casos, são bravatas para atacar ou ridicularizar as pessoas, fugindo das consequências reais.

A honra, primordial e fundamental para os samurais, se dilui em um ambiente de métricas de popularidade acima do caráter e da reputação duradoura. A compaixão, uma virtude relevante obscurece-se pela cultura do "cancelamento" e pela falta de empatia nas interações online. A honestidade/sinceridade também sofre, pois a pressão para se conformar às normas sociais digitais pode levar à desonestidade e à manipulação de informações.

Finalmente, o dever/lealdade, que exige um compromisso com algo maior do que o próprio interesse. Devemos, outrossim, substituir o foco individualista e egoísta, predominante na cultura das redes sociais, por ações e não intenções mais humanas.

PENSADORES MODERNOS

Atualmente, pensadores como Zygmunt Bauman, discutem o impacto das redes sociais na moralidade e nas relações humanas. Bauman descreve a sociedade contemporânea como "líquida", onde os relacionamentos são frequentemente superficiais e efêmeros. Ele argumenta que a busca por gratificação instantânea e validação nas redes sociais contribui para uma erosão das virtudes tradicionais.

Por outro lado, a socióloga, Sherry Turkle, explora como a tecnologia digital afeta a comunicação e a empatia. Ela sugere que a falta de comunicação face a face nas interações online reduz a capacidade de sentir empatia e compaixão pelos outros.

Em suma, as sete virtudes do Bushido(2) e outros pensamentos e conceitos alinham-se com os pensamentos de Confúcio e Aristóteles sobre a moralidade. Fornecem, desse modo, um modelo confiável e robusto de moralidade e ética que contrasta fortemente com as tendências da atualidade.

Em outras palavras, o hedonismo, egocentrismo e a superficialidade das redes sociais são a contramão de uma sociedade em evolução.

Enquanto essas plataformas oferecerem oportunidades de conexão e expressão, devemos reavaliar como elas impactam nossas virtudes e comportamentos. Buscar um equilíbrio entre a vida digital e os valores tradicionais pode ajudar a cultivar uma moralidade mais autêntica e harmoniosa.

Uma alma livre(3), como disse Bukowski, torna-se, cada vez mais, uma raridade nesta babel planetária.

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) Eudaimonia é uma palavra grega que se traduz literalmente a condição de um "bom espírito", como felicidade ou bem-estar.

(1) "Entre Sem Bater - Confúcio - A Moralidade" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/07/25/entre-sem-bater-confucio-a-moralidade/

(2) "Entre Sem Bater - Charles Bukowski - A Alma Livre" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/07/23/entre-sem-bater-charles-bukowski-a-alma-livre/

(3) "As 7 Virtudes do Bushido" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/02/15/as-7-virtudes-do-bushido/