MEU PAI, O CARA

Meu pai era um cara fantástico, pouco estudo, peão da C.S.N., mas muito sábio, sabedoria nada tem a ver com diploma, diga-se de passagem, já vi muita gente diplomada que não tem sabedoria nenhuma.

Em sua sabedoria, meu pai, quando comecei a entender a relação homem/mulher, me chamou em um canto e me disse o seguinte: "veja bem o que você vai aprontar com essas meninas, não vai desrespeitar elas, você tem uma irmã e uma mãe...", entendi o recado que ele me deu naquele momento em parte, mas depois de um tempo e conversando mais com ele, entendi que ele estava me ensinando a ser homem, não o garanhão que pega a mulherada e faz de gato e sapato a seu bel-prazer, mas um cara digno e respeitador, que sabe identificar limites e escolhe não ultrapassá-los. Algumas vezes passei de uns limites, afinal era jovem, e não foi nada legal quando ele soube.

Por vezes eu ficava com alguma menina que era filha de um conhecido ou amigo dele, então era chamado no canto e ele me dizia, com seu dedo indicador levantado, o sinal para eu o escutar com muita atenção, "olha o que você vai fazer com essa moça, ela é filha do sicrano e não me arruma confusão!", eu me mantinha dentro dos conformes e evitava partir para ações mais arrojadas, a não ser que me fossem dadas as devidas liberdades e tomando os cuidados devidos.

Enfim, agradeço ao meu pai por me fazer um homem de verdade, que respeita as mulheres, respeita as regras da vida e não faz coisas erradas, não as aceito, assim como ele não aceitava, esse foi um ensinamento que recebi pelo exemplo. Em sua sabedoria meu pai criou um homem honrado e não um predador insaciável, isso nunca me fez menos macho que ninguém, mas me fez mais homem do que muitos machões que existem por aí.

Celso Ciampi
Enviado por Celso Ciampi em 31/07/2024
Código do texto: T8118886
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.