CLÃ DE CANAÃ (Gênesis 10:15-19)

OS CANANEUS, chamados “fenícios” pelos gregos, foram importantíssimos comerciantes marítimos de manufaturas artesanais na antiguidade a.C.. Eles foram os principais expoentes do paganismo intercontinental e criaram um alfabeto com letras (ao contrário de símbolos ou figuras). Chamavam-se a si mesmos “Kena'ani” em sua própria língua irmã da língua hebraica, e adoravam deuses tipicamente cananeus mencionados na Bíblia hebraica.

OS HITITAS (outro ramo importante dos cananeus) foram esculpidos pelos egípcios com traços definitivamente mongolóides (bochechas grandes, narizes longos, cabelos compridos, e vestimentas turkicas), e seus deuses anteriores ao domínio palaico dos frígios togários tinham características tipicamente nipônicas. Os hititas confrontaram os egípcios do Faraó Ramessés II em 1279 a.C., que tentava reconquistar antigos territórios que o Faraó Tutemés III havia conquistado e que foram conquistados pelos hititas nos tempos do Faraó Akhenaton (S.José do Egito), mas foram derrotados e logo Hattusa concordou em assinar o tratado de paz do Egito.

Mais conhecidos como “Amurru” [Gênesis 10:16, OS AMORREUS eram descendentes montanheses de Canaã] pelos povos mesopotâmicos, conclui-se (segundo as nomenclaturas populares) que o justo imperador Hamurabi da Babilônia († 1686 a.C.) tinha ascendência amorita.

Após serem derrotados pelos velhos cuxitas que assumiram a hegemonia babilônica, foram dispersos para o sul, de onde imigraram para o Egito e foram chamados “Hyksos”, os “forasteiros asiáticos” que, segundo Menato, conquistaram violentamente o norte do Egito e reinaram por duas dinastias entre 1785 a.C. e 1550 a.C., até que o Faraó Taa II os derrota e logo escapam para o noroeste da África, quando desde então foram chamados "berberes" pelos romanos e reconhecidos cananeus (em termos de fisionomia, linguagem, religião, migração, e costumes) pelos árabes, e onde vivem até hoje sob o “Magreb” islâmico do Saara islâmico desde 945 a.C..

OS CANANEUS puros ao norte do Marrocos (chamados Ait Atta), e também aqueles cananeus pouco miscinegados do Saara (chamados Tuaregs), se assemelham fortemente com OS CHINESES (em termos gerais de fisionomia e cultura, mas que possuem dialetos mais suméricos) referidos como os “sineus” (Gênesis 10:17 e S.Isaías 49:12) habitantes do extremo leste. Poder-se-ia alegar um mero fenótipo montanhês para todos os casos, mas não é o caso de iranianos e georgianos (que habitam planaltos montanhosos e mesmo assim não são mongolóides/canaanitas), tampouco de bosquímanos e hotentotes (que não habitam planaltos montanhosos e mesmo assim são mongolóides/canaanitas).

Crioulomano
Enviado por Crioulomano em 30/07/2024
Reeditado em 03/09/2024
Código do texto: T8118437
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.