COISAS DE MINHA CURITIBA... 15h45min.

Ela tem o destaque de ter a menor avenida do mundo, Av. Luiz Xavier, 152 metros, mais tarde veio o apelido de Boca Maldita. Mas, o principal destaque era os cinemas, também denominada a Cinelândia de nossa cidade...

Os cinemas se constituíam, podemos assim dizer, no principal lazer dos curitibanos, para os pequenos era o cine Curitiba, estava com 12 anos, isto no início dos anos 50, em que as matinês de domingo, eram aguardadas com ansiedade, começava as duas horas da tarde e ia até as cinco. Nos momentos que antecedia os filmes, havia também a troca de revistas e figurinhas.

Havia o seriado de Flash Gordon, (Buster Crabbe, 1908/1976) futurista, em 13 capítulos de 1936, que evidenciava a viagem a outro planeta, e as peripécias que lá passaram, como os filmes de Tarzan, Gin das Selvas, ambos estrelados pelo famoso ator americano, Johnny Wessmuller, (1904/1884) também havia os seriados de bang bang, este cinema, ficava na rua Voluntários da Pátria, ao lado tinha também o cine América, andando um pouco para frente “caia”, na Av. Luiz Xavier, com os seus tradicionais cinemas, Palácio, Avenida, Ritiz, Odeon, Ópera, Cine Luz, - já na praça Zacarias, mais tarde surgiu o São João, Arlequim e Lido... Todos já se foram, e ficaram tão somente na memória dos que os frequentaram...

As sessões eram esperadas com “ansiedade”, pois poderia haver a paquera na fila, mas que tudo poderia acabar ali, sem maiores compromissos...

Os tempos de modernidade, acabaram “empurrado” os cinemas para os Chopins, mas, realmente eles existiram e tiveram sua época, e, para alguns saudosistas, estão guardados nos “arquivos d´alma” ... Acabei esquecendo que havia os cinemas de bairro, e tudo foi extinto com advento dos DVDs, com YouTube, Netfix... 16h18min.

Curitiba, 29 de julho de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmorzimerman

http://www.conteudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 30/07/2024
Código do texto: T8118384
Classificação de conteúdo: seguro