ALGUNS LIVROS QUE EU NUNCA CONSEGUI LER
Eu participo de dois grupos sobre Literatura no Facebook, o Clube de Literatura e o Amantes da Literatura. Às vezes posto minhas leituras lá e sempre que posso estou interagindo com os outros membros que publicam. Já achei boas dicas de leitura em ambos os grupos.
Num desses grupos, ou talvez nos dois, tem um sujeito que está na minha lista de amigos do Facebook embora, como muitos, eu não o conheça pessoalmente. Todos os dias tem umas quinhentas postagens dele, informando o livro que leu ou pretende ler, dizendo o que achou de tal livro e perguntando à plateia qual livro de tal autor ou autora você gostou mais? Sem falar das suas postagens sobre futebol e outros assuntos aleatórios. Dá a impressão, tal o número de publicações, que o sujeito não lê, pois vive postando nas redes sociais. Mas quem sou eu para julgar o tempo que os outros dedicam às redes sociais? Logo eu, que também não desgrudo delas, embora tire um tempo para ler, escrever e assistir filmes. E quem não dá uma espiadinha no Facebook, no Instagram e nos grupos de whatsapp que atire a primeira pedra.
Nesses grupos de leitura vejo pessoas exaltando livros que, eu confesso, nunca consegui ler. Caso de Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez e Grande Sertão: Veredas, do mineiro João Guimarães Rosa. Podem me atirar o primeiro livro que estiver em suas mãos, mas não consegui ler nenhum desses clássicos modernos.
Devo ser condenado ao apedrejamento por conta disso?
É claro que não. Um amigo meu detestou A Metamorfose, de Kafka, enquanto eu adorei. Em contrapartida, ambos gostamos de A Leste do Éden, de John Steinbeck.
Somos livres para apreciar ou detestar determinados livros ou filmes. Esse senhor que citei no começo do texto detestou Torto Arado, de Itamar Vieira Junior e Véspera, de Carla Madeira, enquanto eu achei dois dos melhores livros da recente Literatura Brasileira.
A Literatura tem esse poder de encantar muitos e desencantar alguns. Mas devo dizer que não detestei nenhum livro, com exceção de O Segredo (auto ajuda rasa) e Saraminda, de José Sarney. Sim! Eu li um livro do ex presidente José Sarney e ouso dizer que enquanto escritor ele foi um bom presidente, embora seu mandato tenha sido conhecido pela hiper inflação. O que eu quero dizer é o quanto Sarney é péssimo como escritor.
O que não se deve é deixar de ler, por que a leitura aprimora nosso conhecimento e amplia nossa visão do mundo. Embora tenha uma porção de gente por aí que enche a boca para se vangloriar que nunca leu um livro na vida. E ainda assim muitos se dão bem em todos os aspectos.
Em todo caso, leia tudo que for possível: a cultura é uma das poucas coisas que ninguém pode te tirar.