PERDIDO POR AÍ
Quem nunca ficou perdido, que atire a primeira pedra! Eu, várias vezes, mesmo depois que inventaram o GPS, que eu não gosto de usar, desde que, certa vez, um me mandou para um lugar longe do meu destino, joguei fora o aparelho. Prefiro me perder sozinho do que auxiliado por esse troço desorientado! Dizem que melhorou, mas vez ou outra fico sabendo de um que indicou caminhos perigosos. Definitivamente, estou fora!
Não costumo ficar nervoso quando acontece de me perder, mas quando tem alguém comigo e começa a dar palpites sem fundamento algum, aí sim, fico furioso. Há momentos em que quem, tanto quanto eu, não conhece o caminho deve ficar calado, afinal, sempre posso perguntar a alguém na rua. Nesse caso, dependendo do lugar onde estou, é melhor nem pedir informação nenhuma, ou, de alguma forma, tentar saber se o informante escolhido distingue bem a esquerda da direita, pois é complicado quando ele não sabe.
Uma vez, em Belo Horizonte, eu queria chegar a um hotel no Centro, parei e perguntei a uma pessoa que escolhi aleatoriamente na rua, depois de procurar por um ponto de táxi sem sucesso, como eu chegava até o tal do hotel. O cara, com boa vontade, não nego, me explicou, mas, gesticulando, ele dizia "entra para cá, depois você vira para lá...", resultado dessa informação: resolvi dar uma volta no quarteirão e pimba!, encontrei o tal do hotel, fiz o contrário do que me foi explicado, virei para lá, mas não entrei para cá, entendeu? Do jeito que o cara me explicou eu acho que voltaria para Juiz de Fora. Fiz duas conversões à direita, depois de atravessar a Afonso Pena, e cheguei ao meu destino. Sei lá, feeling?
Enfim, não se desespere ao ficar perdido, procure se manter nas ruas mais movimentadas, se encontrar um taxista, não há melhor fonte de informação, se não, continue andando até encontrar alguém, com sorte terá boa informação, se não tiver sucesso dê uma olhada no Google Maps, recomendo fazer isso antes de sair de casa para um lugar desconhecido, se mesmo assim você não encontrar o destino, marque o caminho para voltar, assim você não piora mais as coisas. No caso de Belo Horizonte eu sabia que era só retornar na Afonso Pena e depois, lá na frente, virar à direita e estaria no caminho de volta a Juiz de Fora.