O Imbecil e os Imbecilizados

O Imbecil e os Imbecilizados

Na era digital, onde a informação voa à velocidade da luz e a desinformação a acompanha, surge a figura do imbecil, um personagem que nunca produziu nada de valor verdadeiro, mas que encontrou na internet o palco perfeito para suas bravatas. Esse indivíduo, mestre na arte da manipulação, veste-se com a máscara da liberdade, disfarçando suas ideias fascistas em discursos sedutores e simplistas.

É impressionante a facilidade com que ele dissemina mentiras. A cada novo post, tweet ou vídeo, ele lança sementes de falsidade, que rapidamente encontram solo fértil entre os incautos. E assim, uma massa de imbecilizados se forma, uma legião de seguidores cegos que, sem questionar, reproduzem e amplificam as falácias propagadas pelo seu ídolo.

Esses imbecilizados, vítimas de sua própria preguiça intelectual, não buscam a verdade. Contentam-se com a conveniência das meias-verdades e das mentiras inteiras, pois elas confirmam suas crenças pré-existentes e os livram do árduo trabalho de pensar criticamente. E assim, a roda do engano gira incessantemente, alimentada pela ignorância e pelo desinteresse em buscar a realidade dos fatos.

O imbecil, consciente de seu poder, se regozija. Ele não precisa de argumentos sólidos ou provas concretas; basta-lhe a força das palavras inflamadas e a promessa de um mundo simples, onde os culpados são sempre os outros. Ele oferece respostas fáceis para questões complexas, e os imbecilizados, ávidos por soluções rápidas, aceitam de bom grado.

É um ciclo vicioso, onde a desinformação gera mais desinformação, e a verdade, quando finalmente descoberta, já foi soterrada por camadas e mais camadas de mentiras. Nessa batalha desigual, os poucos que ainda lutam pela veracidade das informações parecem vozes solitárias clamando no deserto.

No entanto, nem tudo está perdido. Há aqueles que, mesmo em meio ao caos, mantêm acesa a chama da razão e do discernimento. São esses que, com paciência e perseverança, tentam desmascarar o imbecil e despertar os imbecilizados do seu transe. A luta é árdua e, muitas vezes, ingrata, mas a esperança reside na capacidade humana de aprender e evoluir.

E assim, na selva da internet, a batalha entre a luz e a escuridão da ignorância continua. Que possamos, um dia, celebrar a vitória da razão sobre a manipulação e da verdade sobre a mentira. Até lá, cabe a cada um de nós decidir de que lado estaremos: dos imbecis ou dos que se recusam a ser imbecilizados.

Sandro Almeida
Enviado por Sandro Almeida em 28/07/2024
Código do texto: T8117019
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.