EU SOU FRUTO DAS CONCORDÂNCIAS E CONTRAPONTOS DAS CIVILIZAÇÕES JUDAICO-CRISTÃ & GRECO-ROMANA
Marcos Barbosa
Sempre dei muita importância ao serviço desinteressado, por amor ao próximo . Fui muito criticado por familiares e amigos próximos, quando diziam que isto ou aquilo não dava dinheiro,,, etc. e tal. Agora,,, aos 67 anos reforcei minha convicção de que estava certo.
Por outro lado, meu modo de vida se harmoniza com a cultura e a filosofia greco-romana, presentes no nosso DNA espiritual, que também valoriza a virtude e o serviço à comunidade, destacando conceitos como a excelência pessoal, a busca pelo conhecimento e a participação ativa na vida política da Pátria.
Enquanto os ensinamentos cristãos enfatizam a compaixão e a submissão à vontade divina, a filosofia greco-romana valorizava a razão, a busca pela excelência moral e a participação ativa na polis.
Por exemplo, para os gregos, a virtude (areté) era alcançada através do auto-aperfeiçoamento e do equilíbrio entre o corpo e a mente, enquanto os romanos valorizavam a virtude cívica e a lealdade ao Estado.
Além disso, enquanto o cristianismo destaca a importância da humildade e do amor ao próximo, a cultura greco-romana valoriza a glória pessoal e a conquista individual. Por exemplo, na mitologia grega, heróis como Aquiles e Hércules eram celebrados por suas façanhas heróicas e não tanto por sua compaixão ou serviço desinteressado aos outros.
No entanto, ambos os sistemas de valores compartilham a ideia de que o indivíduo deve ter responsabilidades para com a comunidade e que a virtude é essencial para uma sociedade justa e próspera.
Portanto, apesar das diferenças, tanto a tradição judaico-cristã quanto a greco-romana influenciaram minha formação moral e intelectual, reforçando a importância do serviço, por amor ao próximo,,, à prática da virtude e da participação ativa na vida comunitária, para alcançar uma sociedade melhor.
Foram fundamentais, para o meu crescimento, como homem, os conselhos de minha mãe, a grandiosa heroína familiar, Amélia Barbosa, e a atitude do meu pai Marçal Barbosa, me apresentando à Biblioteca do Palácio da Instrução em Cuiabá,,, em 1970,,, onde eu mergulhei de cabeça na leitura dos GRANDES FILÓSOFOS e heróis da humanidade.
Marcos Aurélio Barbosa da Silveira é jornalista, escritor e poeta mato-grossense.