O ALTO DA MONTANHA
Sentada em um banco, uma senhora contemplava a paisagem com um sorriso no rosto. O jovem ainda adolescente, vendo sua avó com o semblante tão sonhador se aproximou e perguntou curioso:
— Vózinha, qual o sentido da vida?
Ela então o fitou com serenidade e respondeu:
— A vida é comparada a uma escalada em uma montanha bem alta e íngreme. No princípio você irá caminhar feliz e esperançoso em chegar ao topo e a curiosidade o guiará. Pelo caminho encontrará diversos obstáculos, alguns ferimentos te machucarão, algumas mãos te ajudarão a continuar, outras te empurrarão para sair da frente. O importante é você nunca desistir e persistir sempre por mais dificuldades que encontre. No caminho você ansiará pelas conquistas e o sonho será o alimento da sua alma.
O menino olhou para a mulher já idosa e exclamou:
— A vida é difícil!
A mulher sentindo um certo desânimo no jovem proseguiu:
— Ao chegar ao cume você poderá admirar a bela vista da montanha, a vista te oferece a oportunidade de poder reviver sua caminhada, admirar teus desafios e tuas conquistas. Quem chega ao topo tem o merecimento de sentir a verdadeira emoção de todo o aprendizado da vida. É onde me encontro agora, admirando e agradecendo por todas as emoções que vivenciei, pois assim como você um dia também estive a subir e agora que cheguei nesta fase da vida, vivo a contemplar o prazer da subida e agradecer pelos momentos alegres e tristes, pois todos me trouxeram ate aqui.
Vendo o rosto juvenil do neto iluminar-se, a mulher continuou:
— Logo começarei a descida, que é a fase onde sentimos as saudades dos momentos da caminhada e vivemos apenas das lembranças.
O menino suspirou abraçando ternamente sua avó e agradecendo por tamanha sabedoria, completou dizendo:
— É vózinha...na descida levamos conosco nossas melhores recordações ...nossas bagagens, mas em minha subida é onde me fortalecerei com seu exemplo, pois quando eu escorregar... segurarei firme na lembrança deste momento.
Ambos trocaram um longo olhar cheio de admiração um pelo outro. O momento agora era sentir o todo da vida, a magia da conquista e compreender a grandeza das lições aprendidas no caminho. E concluir que estes aprendizados trazem a resposta e a satisfação de ser humano e de amar o mundo.