As regras de Jordan Peterson

Como dizem, nada é perfeito, inclusive as 12 regras de vida propostas por Jordan Peterson. Vejamos, aliás, ou seja, leiamos :

"1. Mantenha-se com postura altiva e ombros para trás.", como se estivesse diante do Grande Desafio da Vida: dominar o mundo ou dominar uma barra de chocolates.

"2. Trate a si mesmo como se fosse alguém que você está encarregado de ajudar.", e encarregue-se, pois e inclusive, de não se encarregar demasiadamente demais.

"3. Faça amizade com pessoas que desejam o melhor para você.", inclusive sua sogra. (brincadeirinha: há sogras até legais.)

"4. Compare-se com quem você foi ontem, não com quem outra pessoa é hoje." Deixe de lado as comparações com a Bruna, a Gisele, o Beckham, o Elon, o Musk, o Bezos. Ignore os quilinhos e as dívidas a mais.

"5. Não permita que seus filhos façam qualquer coisa que faça com que você não goste deles.", ou dele, o dela, no singular, preferencialmente. Pense que já somos mais de 7 bilhões de bipestres, pois.

"6. Deixe sua casa em ordem antes de criticar o mundo.", mas never: não deixe de criticar o mundo, antes, durante ou depois da faxina.

"7. Busque o que é significativo (não o que é conveniente).", para você, claro. Pratique o egoísmo saudável.

"8. Diga a verdade ou, pelo menos, não minta.", portanto, nada nada de sair por aí dizendo que o Palmeiras não tem Mundial.

"9. Sempre suponha que a pessoa que você está ouvindo possa saber algo que você não conhece.", como a linguagem ultrassecreta das borboletas, o esperanto, a fórmula química do café expresso.

"10. Seja preciso em seu discurso.", a ponto de não precisar discursar.

"11. Não incomode as crianças quando elas estão andando de skate.", ou comendo...

"12. Acaricie o gato quando você encontrar um na rua.", aqui o artigo faz toda a diferença. Não basta que seja um gato qualquer, comum: tem que ser "o" gato, o que torna a missão quase impossível, pelo simples fato de ser dificílimo ver gato na rua, ainda que comum, em razão de gatos serem, no geral, aclimatados a sofás e camas, imagine "o" gato, então.

Eis as 12 regras de Jordan Peterson, de seu interessante livro as "12 Regras para a Vida: Um Antídoto para o Caos". De todas, a única que pretendo pôr em prática, porém, é a 8. Convoco todos a seguirem meu bom exemplo. Portanto, nada nada de sairmos por aí dizendo que o Palmeiras não tem Mundial.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 27/07/2024
Reeditado em 27/07/2024
Código do texto: T8115837
Classificação de conteúdo: seguro