NUNCA É TARDE PARA APRENDER.

A fé construída nas paredes mudas do claustro pessoal, longe dos templos, mais intimista que expansionista, fechado com as chaves da renovação sincera, longe das ágoras clericais, tem sabor da renovação que completa.

Fruto de trabalho interior permanente, fé lapidada sob oração sofrida e angustiada, consolidando muros da interiorização perene e aguda, que nem montanhas de saber removeriam; pedra preciosa. Mas é preciso ouvir e silenciar muitas vezes, para que simplicidades não se tornem complexidades.

Por vezes o acessório desimportante traz o principal, muitas vezes com desrazões escalando surpresas.

Tudo nos é dado por bênçãos, a alguns mais, a outros menos. Onde colocamos nossas dádivas e talentos? Eis a grande questão. Merece o mundo pagão nossa lupa quando a dissipação dos pecados capitais comanda? Amar o próximo, núcleo do pensamento que estimula o pensador. Qualquer próximo? Sim, qualquer próximo, mesmo que seja um Caim quem está a seu lado, e você aceita. Mas faça ver que você não é um salvador como um Cristo, ao menos uma criatura sua, e para tanto Ele pediu rigor na sua utilidade evangelizadora, mesmo com simplicidades.

Mostrar o caminho do Cristo, do Rei, do Ungido, sincera e verdadeiramente ainda que com severidade, como quando expulsou do templo algozes do Pai.

Intimidade e diálogo entre duas pessoas que se amam, Deus e seu servidor; oração.

O que dizer a Deus?

Agradecer; o que Ele quer? Que coloquemos a serviço de irmãos que andam em suas sendas o que Ele nos concedeu, Sua Luz. E principalmente não sejamos omissos, em nada, nem em simplicidades.

Tudo que ressai desse diálogo é a permanente submissão à sua lei de bondade, caridade e atuação contra os que se desviam de seus desígnios e ensinamentos, pelo que sofrerão, mas que devem ter nosso reiterado combate, sob pena de nossa omissão.

Não podemos nos exonerar da missão. Não somos donos de graças concedidas para alargar horizontes de decisão e visão de mundo, o mundo concedido com graças que são os dons. Foram dados, doados, concedidos para serem exercidos na maximização do possível. Em qualquer estamento. E principalmente, aproveite-se o momento. ninguém pode calar sobre clarezas de infortúnios destinados aos menos favorecidos, enganados, vilipendiados sob a capa do crime nos desmandos de governos conhecidos e de homens do mal, que de públicos têm os crimes vergonhosos conhecidos e desapenados.

É preciso ter fé e acreditar nas Mãos do Senhor, e que as mudanças para melhor ocorrerão, e que os crimes serão punidos.

Ouvi hoje de uma neta, " NUNCA É TARDE PARA APRENDER" . Nunca fiz nada além disso, aprender, tentar ser justo, amar, compreender, não ter nem laivos de ironia, desrespeito ou assemelhados, Se os tolero em minha existência é por compreensão e compaixão.

Nas Cartas, São Paulo, em Romanos, doutrina com a clareza da compreensão que nos remete ao que seja a verdadeira vida. E o faz com suporte na expressão de Habacuque 2:4, literis:

“O justo viverá pela sua fé”.

O verbo está no futuro, viverá, e o fará, se justo foi, em outra vida onde não seja açoitado pelas agruras dos sofrimentos da carne, do corpo, lavado em rios de lágrimas pelo que viveu e fez, no Aqueronte expiado.

Tornar a existência do próximo um purgatório, traz para quem deu causa a esse estado de coisas, desde já, um certo inferno.

A omissão é grave falta, os dons a nós concedidos, foram dados para apregoar a justiça e a correção.

É preciso orar, dialogar com Deus, e agir, exercer o que na concessão divina foi doado para ser ministério, nunca omissão.

Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar. Dê-me, Senhor, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir.

Estou sempre aprendendo e respeitando quem não aprendeu.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 25/07/2024
Reeditado em 25/07/2024
Código do texto: T8114770
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.