MEU MELHOR FEITO NA CASERNA

Prologo

Às vezes, a simplicidade fala mais alto do que qualquer pompa ou cerimônia. Em face dessa assertiva, posso escrever uma verdade muito controversa para os vaidosos.

Eu nunca gostei de rufar tambores nem estender tapete de flores por onde passei ou quis passar. Todavia, sou humano e essa condição me concede a liberdade de poder escrever verdades sem a ninguém querer ofender ou melindrar. – (Nota deste Autor).

UMA HISTÓRIA REAL

Todos nós, principalmente aqueles que serviram à Pátria em qualquer uma das três Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica) vivenciou, conhece ou já ouviu alguma história de Caserna.

Eu tenho condições de contar dezenas de histórias reais e engraçadas ocorridas com militares e até comigo mesmo. Afinal, servi à Pátria por mais de 32 longos anos.

É claro que há quem trabalhe no setor privado, empresas diversas ou serviço público, servindo à Pátria por um longo tempo e quando se aposenta ou vai para a reserva, verifica que não deixou algo marcante e útil.

Refiro-me ao refrão: "Foi apenas mais um que passou e nada deixou de substancial.". Ora, uma sólida empresa ou instituição permanece, mas seus servidores passam.

Empáfia à parte, não foi o meu caso. Tanto é que recebi há algum tempo um honroso e primoroso elogio de quem me conheceu em Brasília, DF. São palavras desse companheiro de caserna:

PALAVRAS DO GONÇALVES

“Lembro-me, com saudade, de nossas peladas de futebol de salão na SQN 102. Tempo bom que não volta mais. Quando você fez a Página Eletrônica da PMB mostrou que é uma pessoa dedicada e pela competência deixou marcas indeléveis de um laborioso e profícuo trabalho. Vale acrescentar que na PMB havia uma Seção de Informática, mas coube ao zeloso Infante a tarefa-desafio.” (sic) – Gonçalves.

MODÉSTIA À PARTE – VALE A PENA LEMBRAR

Depois que eu fui para a reserva remunerada os Analistas de Sistemas da PMB e do EME fizeram algumas adaptações e melhorias substanciais e relevantes na página eletrônica que eu fiz usando a linguagem HTML.

OBSERVAÇÃO OPORTUNA: HTML é a sigla para "Hyper Text Markup Language" (linguagem de marcação de hipertexto, na tradução para o português). É por meio dessa linguagem que se cria a estrutura de um site na internet ou dos aplicativos (app) que funcionam online.

É lógico que, o dinamismo da informação exige um constante aperfeiçoamento de quaisquer páginas eletrônicas, elaboradas em quaisquer linguagens. Futuramente, outras alterações poderão ser implementadas à "Home Page", pelos atuais e outros gerenciadores da página da PMB na internet.

Essas atualizações serão feitas sempre que se fizerem necessárias e de acordo com as normas do EME, mas até a data atual ela está no ar ("Web") com seus módulos, rotinas e sub-rotinas originárias.

CONCLUSÃO

Atualmente, hospedada pelo Estado-Maior do Exército, a "Home Page" da PMB, ainda hoje, muito simples, está (é) operante e muito útil e necessária à Força Terrestre, mormente para os militares em missão no exterior e com a pretensão de quando voltarem servirem em Brasília/DF.

Não estou rufando tambores nem estendendo tapete de flores por onde passei ou quis passar, mas a criação da página eletrônica da Prefeitura Militar de Brasília, DF, salvo outro juízo, foi o MEU MELHOR FEITO NA CASERNA.