“Caça-vencido”

Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.

- No supermercado em que você faz as suas compras, como é a rotatividade dos funcionários? Dá tempo de conhecer algum pelo nome?

- Sempre houve rotatividade. Como vou sempre nos mesmos dias e horários, noto como a rotatividade vem aumentando.

- Eu também vou ao supermercado nos mesmos dias e horários e fico surpreso com a rotatividade, especialmente nos frios, padaria, açougue e no hortifrúti.

- Eu já perguntei se era mudança de horário e descobri que era rotatividade. Ficam de uma a duas semanas e saem; não aguentam a pressão.

- No supermercado que eu frequento há produtos sem etiqueta com preço, etiquetas dispostas nos lugares errados e etiquetas com um preço que no caixa se revela outro. A desculpa por essa desorganização é a falta de funcionários.

- Na última sexta-feira presenciei algo inusitado. Um cliente, de certa idade, dispôs seus produtos na esteira, tudo agrupado. A esteira estava tomada de produtos e a atendente do caixa, em pânico.

- Mas por quê? Será que ela era mais uma com síndrome de burnout?

- Não. Esse cliente é um “caça-vencido”. Ele havia recolhido biscoitos, pães, creme de leite fresco, bebidas lácteas, presunto tipo Parma, queijos diversos etc. Todos com data de validade vencida.

- Não me diga! E para cada produto com data vencida, havia um igual, com a data por vencer? Esse é mesmo um “caça-vencido”. Está no seu direito!

- Exatamente. A quantidade e a diversidade de produtos era imensa. Eu era o próximo e fui aconselhado a procurar outro caixa, mas eu queria ver como aquela operação seria resolvida. O gerente veio para conversar com o cliente.

- Não há o que conversar; a legislação é clara. O cliente leva um produto igual ao com data vencida, sem pagar. Mas o gerente deve ter ficado assustado...

- Ele balançava a cabeça. O cliente levou produtos no valor de 802 reais.

- É uma compensação pelas ofertas anunciadas, mas que no caixa têm preço cheio. O cliente raramente percebe que pagou a mais. Descuido ou golpe?

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 24/07/2024
Código do texto: T8113528
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.