CRÔNICAS - NADA NESSA VIDA É ETERNO... SOMENTE A MORTE...?!

CRÔNICAS - NADA É ETERNO NESSA VIDA... SOMENTE A MORTE...

Poucos de nós tem a sorte como eu de poder contar as aventuras ocorridas durante nossos trabalhos onde o risco de perder a vida está de 10 para 1 em alguns casos até de 5 para 1 pois os riscos não são apenas dos trabalhos executados, mas as condições de transporte rodoviário, por estradas muito perigosas e todos os dias circulando de ida e volta para o trabalho além das visitas esporádicas a família até 500 km de ônibus e acima de disso por via aérea, mas nem sempre em voos de aviões supersônicos, mas alguns já de 40 a 50 anos atrás, que ainda voam em voos principalmente na Amazônia e em cidades bem menores onde o voo é quase particular com aviões de até 12 a 50 passageiros e nem sempre lotados... pois somos poucos que tem a possibilidade desse retorno a visitar a família...

Muitos de nossos profissionais são escolhidos a dedo ou de forma que estejam solteiros, viúvos ou separados de sua esposa, para que não precisem voltar em prazos de 90 dias de visita a família ou mesmo somente no final da obras previstas sem atraso em dois a 4 anos... imagine enterrado numa selva amazônica por 4 anos???

Alguns desses heróis jamais voltaram ao seu lar ou à sua família, pois morreram cumprindo o seu dever de profissional que atua em serviços em que recebem 30% de periculosidade, trabalhando com produtos inflamáveis ou explosivos ou gases tóxicos, onde um vazamento pode ser fatal, ou mesmo ficar aleijado pelo resto de suas vidas, tanto que quando são previstos tais perigos, somos obrigados a ter seguro de vida para que possamos ter a garantia que em nossa falta a família tenha tal amparo de um valor que não paga a nossa vida, mas ameniza a perda da renda de pelo menos dez anos de nossa vida, até que a esposa case de novo???

Já tive meus funcionários, que contratei e infelizmente durante tal obra que executava veio a falecer até por morte natural pois tinha doença mórbida e com isso corria risco de um ataque cardíaco fulminante que não há como salvá-lo pois estamos muitas vezes a centenas de km do hospital mais próximo???

Outros tiveram problemas pessoais de rixas entre eles mesmos e acabam brigando alguém tem a infelicidade de ser ferido por arma branca ( faca ou até mesmo canivete) diretamente no coração não há como salvá-lo, ou por afogamento e não estar usando o colete salva-vidas ou mesmo com colete salva vidas e submergir debaixo de uma balsa e não saber mergulhar para tentar sair debaixo dessa balsa que tem uma largura de 5 metros x 20 metros de comprimento, e onde perdi um ajudante que estava para serviços no alojamento pois o mesmo nunca tinha trabalhado em obra e a pedido do cliente que era seu cunhado assim mandei fichá-lo para cuidar do alojamento mas durante a minha visita a minha família o encaminharam para trabalhar de ajudante entre as balsas que carregam peças, cimento e postes ou estacas de concreto... e o mesmo ao saltar de uma balsa para a outra caiu no lago Coari... mesmo com colete salva-vidas e como não sabia nadar e provavelmente submergiu sob a balsa e não soube mergulhar de novo para sair de debaixo da balsa só foi encontrado no dia seguinte quando deram falta por ele... e boiou após a movimentação da balsa...

Esse garoto de 18 anos foi translado para Alagoas de avião até Manaus e de Manaus de avião para as Alagoas, onde foi enterrado pois todos seus familiares eram alagoanos, e ele estava no Amazonas com sua irmã que era casado com um funcionário da Petrobrás que fora transferido para Manaus e estava a trabalho como nosso fiscal em Urucu na selva amazônica!!! Morando com a sua esposa em Manaus e todos os meses estava com direito a uma semana de folga para funcionários lotados em obras da região!!! Daí seu pedido a nós de contrata-lo para algum serviço junto a nós e tive a chance de ajudá-lo e sabendo que não tinha conhecimento de nenhum oficio foi a solução de ficar responsável pela limpeza e organização do alojamento em que não correria perigo algum de perder a vida...

Infelizmente por ordem de um supervisor por liberação e demissão de um ajudante para área de embarque e desembarque de materiais que também não é tão perigoso quanto ao serviço mas como trabalha sobre as balsas teria que pelo menos saber nadar para se safar em caso de cair na água, o que infelizmente o mesmo não sabia nadar e por isso estava usando o colete salva vidas...

Que realmente dificulta você mergulhar se estiver boiando graças ao colete que sempre te força para fora d´água e não lhe permite facilmente mergulhar pois não funciona como tal tubo de gás de oxigênio que é um peso a mais contigo que te faz afundar mais facilmente!!! Me senti responsável de ter dado o tal emprego que talvez se tivesse me negado de contratá-lo talvez ainda estaria vivo e podendo ajudar a sua família mesmo em Alagoas onde o trabalho é bem mais escasso!!!

Quanto as mulheres só tínhamos 10 sendo uma delas casada com nosso técnico de planejamento, as demais solteiras acabaram arrajando um caso e algumas até engravidaram e foram mães solteiras, pois o peão jamais assume tais envolvimentos, e eu sai livre dessa obra sem compromisso algum com ninguém apenas com amizade com essa esposa do colega que acabaram se separando e tive algum tempo com ela como amiga mas sem envolvimento pois já era muito bem casado pela segunda vez e não gostaria de ter mais um casamento na vida!!!

Nota do autor:- Trabalho numa região inóspita como a Amazônia em caso de doença grave ou mesmo acidente com certeza a chance de morte em caso de gravidade a chance de sobreviver é mínima, tivemos esse garoto, mais um que com equipamento de serra elétrica que o mesmo retirou a proteção que poderia evitar o corte de sua artéria femural... ao tropeçar e cair de costas a mesma quase o amputa a perna direita na hora do acidente e foi levado de helicóptero para o hospital da Petrobrás na obra em Coari que é a cidade mais próxima de Urucu e a outra seria Tefé bem mais distante e Manaus a capital a 400 km de onde estávamos... e o terceiro foi devorado por um crocodilo!!! Portanto amigos aventureiros a Amazônia não é para turista em obras!!!

Ivan o terrivel
Enviado por Ivan o terrivel em 24/07/2024
Código do texto: T8113520
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.