DEUS DESCONHECIDO....

Entrando no Areópago o grande Paulo de Tarso colocou para os presentes sua mente brilhante dizendo que considerava Atenas a cidade mais religiosa do mundo, pois além dos incontáveis deuses que figuravam na estatuária, estava uma inscrição significativa que lhe chamara a atenção: "Ao Deus Desconhecido", dizia ela.

Havia um Deus ignorado, mas ainda que desconhecido, era digno de veneração.

O “Deus Desconhecido” continua ser referência do homem. E são muitos Deuses, mesmo os ateístas têm seu Deus “desconhecido”, pois O cosideram para negar. Só se considera, mesmo para negar, o que possa existir.

Mas está configurado, procurem-no....e lá está. Basta um pequeno “logos” para conhecê-lo. Mesmo no niilismo há um Deus...desconhecido.

Darwin o conhecia como Supremo Arquiteto, Kant como a necessariedade indemonstrável, eram cientistas, tinham deuses desconhecidos.

O humanista Gandhi entendia, embora ateísta, que Deus se manifesta em todas as coisas. Basta procurar Deus na história dos homens, os mais eminentes.

A existência desse deus abstrato junto a tantos cultuados e visíveis nos variados locais atenienses, mostrara a Paulo ter o nascente cristianismo um ponto comum com os deuses atenienses, o Deus de Paulo não habitava nenhum templo feito pelo homem, e não era servido por mãos humanas.

É como os deuses dos gênios agnósticos.

Um "Deus desconhecido", dos agnósticos ,Deus que não habitava nenhum templo.

Essa razão foge ao desate desse nó até hoje , razão que a razão desconhece, e por isso são Deuses desconhecidos, MAS NECESSÁRIOS . Por quê? Coisa de cada um....que igualmente vai achar algo.... Consulte-se a história....dos homens.

Com a chegada de Paulo, filósofos, supõe-se que estoicos e epicuristas, tinham curiosidade de conhecer o evangelista, gostavam de ouvir o novo, principalmente daquele grande tribuno e notável advogado transformado.

Ele fora falar sobre um fato que ninguém percebe muito, todos têm seu DEUS DESCONHECIDO, mas têm.....

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 23/07/2024
Código do texto: T8113374
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.