UM BRILHO ESPECIAL NOS OLHOS

 

Todo dia, ao amanhecer, eu esperava pelo ônibus no mesmo ponto. E, todo dia, eu via a mesma jovem de cabelos lisos e olhos curiosos. Ela devia ter uns 18 anos e sempre segurava um livro ou caderno, e usava uns desses fones sem fio enquanto aguardava o ônibus. Havia algo de especial nela, um brilho nos olhos que revelava uma vida cheia de histórias por trás de sua aparência serena. Em um desses dias, enquanto a manhã ainda se espreguiçava, ela se aproximou e começou a conversar comigo do nada.

 

Ela me contou sobre sua família, mencionando o apoio incondicional que sempre recebeu. “Meus pais são meus maiores aliados,” disse ela, com um sorriso orgulhoso. “Eles sempre me incentivaram a seguir meus sonhos, mesmo sabendo das dificuldades que eu enfrentaria como uma jovem atípica.” Essa palavra, atípica, trouxe à tona toda a complexidade de sua vida. Ela explicou como sua família a ajudou a superar barreiras e a se sentir valorizada, mostrando que o amor e o apoio familiar são fundamentais na construção da autoconfiança.

 

Falamos sobre a escola. Ela descreveu como o ambiente escolar pode ser desafiador para alguém como ela. “Não é fácil,” confessou. “Os olhares, os comentários, a sensação de ser diferente.” No entanto, ela também falou sobre os professores que faziam a diferença, que a viam além de suas limitações e a incentivavam a explorar todo o seu potencial. A jovem me ensinou que, apesar das dificuldades, é possível encontrar apoio e compreensão nos lugares mais inesperados.

 

A conversa se voltou para as perspectivas de trabalho. Ela mencionou como o mercado ainda é um desafio para jovens atípicos. “A sociedade ainda tem muito a aprender sobre inclusão,” afirmou. Mesmo assim, ela não parecia desanimada. Pelo contrário, ela estava determinada a encontrar seu lugar no mundo. “Sei que será difícil, mas estou pronta para lutar pelos meus sonhos,” disse ela, com uma convicção que me impressionou. Suas palavras revelavam a força de uma geração que não se deixa abater pelas adversidades.

 

Finalmente, ela falou sobre suas esperanças e sonhos. “Quero ser um exemplo,” disse. “Quero mostrar que podemos alcançar grandes coisas, apesar das nossas diferenças.” A jovem tinha um brilho nos olhos que iluminava suas palavras. Ela queria ser uma inspiração, não só para outras pessoas atípicas, mas para todos que enfrentam desafios na vida. Acreditava no poder da resiliência e na capacidade de cada um de superar as dificuldades com coragem e determinação.

 

Quando o ônibus finalmente chegou, ela se despediu com um sorriso e um aceno. Eu a observei subir no veículo, levando consigo todas as suas histórias, esperanças e sonhos. Fiquei pensando em como cada um de nós carrega um universo dentro de si, uma coleção única de experiências, desafios e vitórias. Ao vê-la partir, percebi que somos todos como livros ambulantes, cada um com sua narrativa, esperando para ser lido e compreendido.

Prof Eduardo Nagai
Enviado por Prof Eduardo Nagai em 23/07/2024
Código do texto: T8112819
Classificação de conteúdo: seguro