MAIS IMPORTANTE DO QUE CHEGAR É O JEITO DA CAMINHADA

Moacir José Sales Medrado

 

Em uma sociedade frequentemente obcecada pelo sucesso no destino final, independentemente de como ele seja alcançado, é fácil esquecer que o verdadeiro valor do sucesso reside na jornada. A forma como caminhamos, os passos que damos, as escolhas que fazemos ao longo do percurso são, em última análise, o que molda nossa experiência e nos define como seres humanos.

 

O livre-arbítrio nos oferece uma multiplicidade de caminhos. Cada um deles com suas próprias paisagens, desafios e recompensas. Há quem prefira as estradas mais rápidas e diretas, buscando chegar ao destino o mais rápido possível. Outros escolhem caminhos sinuosos, que embora mais longos, proporcionam vistas deslumbrantes e encontros inesperados.

 

A forma como estruturamos nossa viagem é, portanto, de suma importância. Não se trata apenas de chegar lá, mas de como chegamos. As escolhas que fazemos no caminho refletem nossos valores, prioridades e, muitas vezes, nossa própria essência. Optar por um caminho mais lento e reflexivo pode nos ensinar paciência e resiliência. Escolher uma rota menos conhecida pode despertar nosso senso de aventura e curiosidade.

 

Porém, há uma variável incontrolável que muitas vezes se impõe: o destino. Por mais que planejemos e tracemos nossas rotas, o destino tem uma maneira peculiar de nos surpreender. Nasci no Ceará e jamais imaginaria o caminho que minha vida tomaria. Passei um terço de minha vida no estado onde nasci, um terço na Amazônia e outro terço no Paraná. Após me formar em Fortaleza, fui para Minas Gerais, de onde fui expulso. Isso me levou a Rondônia, onde casei e constituí família. Minha caminhada, até me tornar um destacado pesquisador e gestor em ciência e tecnologia, foi marcada não apenas pelo meu esforço e capacidade de liderar, mas também pelos caprichos do destino.

 

Em cada curva e encruzilhada, encontramos oportunidades de crescimento e aprendizado. As dificuldades enfrentadas ao longo do caminho, longe de serem meros obstáculos, são chances de nos fortalecer e expandir nossos horizontes. E as pessoas que encontramos ao longo da jornada? Elas nos influenciam, nos desafiam, nos transformam.

 

A vida é, em grande parte, uma coleção de jornadas. Desde a infância até a velhice, estamos constantemente em movimento, explorando novos territórios, tanto físicos quanto emocionais. Cada jornada é única, e cada uma delas nos oferece a chance de reavaliar nossas metas, reconsiderar nossas escolhas e redescobrir nosso propósito.

 

Portanto, ao invés de focarmos apenas no destino final, devemos nos permitir apreciar e valorizar cada passo da viagem. Pois é na caminhada que encontramos a verdadeira riqueza da vida. É na forma como trilhamos nosso caminho e nas surpresas que o destino nos reserva que encontramos nosso verdadeiro eu. Assim, acredito que mais importante que onde chegar é o jeito da caminhada.