A INIMIZADE
No dia do amigo, decidi trilhar um caminho inverso: escrevi um texto sobre a Inimizade. Não existe nada mais irracional do que nutrir uma inimizade. O ser humano nasceu para viver em grupo e viver harmoniosamente.
A inimizade destrói a pessoa. Ela traz consigo tudo o que não presta: o ódio, a angústia, a vingança, a tristeza, a depressão e o medo. Produz insatisfação, infelicidade e frustração. Ela faz mais mal a você do que ao seu inimigo. Ela te machuca, te desestabiliza, tira o foco, consome energia e desperdiça o seu tempo.
Entenda que a vida é justa e ninguém passará impune pelo seus atos. Isso não significa que devemos ser bobos, inocentes ou passados para trás. Seja competitivo, mas não tenha seu adversário como inimigo.
Pior ainda se o inimigo for um parente. Os amigos são temporários, os parentes são perenes. Os amigos, você os escolheu; os parentes, Deus os escolheu por você.
Todo o cristão quer ir para o céu. Mas não tem como dois inimigos passarem pelo porteiro do céu. Por maior que seja o paraíso, lá não cabe inimigos. Certamente, São Pedro os enviará para o inferno, onde a inimizade irá prosperar. Não adianta orar, ir à missa, fazer penitência. QUEM TEM INIMIGO NÃO VAI PARA O CÉU.
Se você é espírita, sabe que estamos neste mundo para nos aprimorarmos. Se não nos damos bem com alguém, é aqui que devemos aparar nossas divergências, pois o desajuste é oriundo de vidas passadas. Se os acertos não forem feitos agora, certamente acontecerão em uma vida futura e, provavelmente, em piores condições. Então, vamos usar a nossa inteligência e resolvermos nossas pendências nesta encarnação.
É fácil termos amigos, o difícil é não termos inimigos. Há pessoas com quem não nos ajeitamos. A conversa trunca. Nesses casos, mantenha a cordialidade. Embora não nos demos bem, não custa dar um cumprimento ou um aceno de saudação, mesmo que o diálogo não flua.
Não se importe com quem te odeia, mas jamais odeie alguém.