Sobre Muques e Inteligências

- O muque, rapaz!! Precisa de muque nesse braço. Sem muque não vai a lugar nenhum.

Era essa frase que meu tio sempre dizia quando não conseguia levantar nem mesmo um tijolo que prestasse.

Naquela época, era uma criança diferente, mas que dava um jeito de conviver com os primos. E todos se divertiam pela minha falta de força física, o chamado muque.

Como ficava furioso com isso. Mesmo assim nunca desistia de levantar aqueles tijolos.

Só muitos anos depois é que pude compreender a mensagem que meu tio queria passar para mim.

A de sempre usar a força que tem em mãos pra nunca desistir de seus objetivos.

Digo isso pelo fato desses novos tempos ser aos poucos dominados pela Inteligência Artificial, a boa e velha IA, que está em todos os segmentos inimagináveis, até mesmo na literatura e no processo de escrita.

Alguns escritores usam IA para fazer seus próprios livros. Podem ser publicações boas ou excelentes, mas dá a impressão de que não foi ele quem escreveu a obra e sim a máquina.

E o resultado se torna agridoce. A Inteligência Artificial é revolucionária de fato, mas fica aquela questão estilo confronto de xadrez. Como não lembrar de Deep Blue, o supercomputador que derrotou Kasparov, o melhor do mundo no xadrez? Aqui pensávamos que as maquinas dominariam o xadrez, mas não foi bem assim.

Nada contra a Inteligência Artificial. Creio eu que será um excelente complemento no cotidiano das pessoas resolvendo alguns casos difíceis para o cérebro humano, mas tem o outro lado da moeda: a dependência excessiva desta ferramenta.

Se jogar a responsabilidade em tudo na máquina, corremos o risco de uma degeneração total da espécie humana, como já os escritores de Perry Rhodan haviam previsto nos anos 60 quando um robô assumiu a regência de Arcon cuja raça arcônida era totalmente degenerada pelo vício de uma espécie de jogo e dependente das inteligências artificiais.

Esse é o grande risco para a humanidade.

E é por isso que faço minha a frase inicial desta crônica com um aviso não só aos escritores e pesquisadores como a toda a humanidade:

- O cérebro, pessoal!! Usem o cérebro pra resolver os problemas. Sem inteligência não vai a lugar nenhum.

MarioGayer
Enviado por MarioGayer em 20/07/2024
Reeditado em 27/08/2024
Código do texto: T8110900
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.