Perplexo

Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.

- Sei que sou um velho rabugento, mas será que só eu estou notando uma deterioração generalizada nos serviços de atendimento?

- Se é da idade ou da rabugice não sei dizer, mas eu também ando insatisfeito.

- Minha médica solicitou um exame de sangue que não está disponível na rede pública e precisava de autorização. A autorização foi concedida e a UBS ligou para que eu fosse retirar a guia, pois havia instruções especiais.

- Eu fico revoltado quando preciso ir à UBS apenas para retirar uma guia.

- Eu também, até porque o exame seria feito lá mesmo. Eu imaginei que eu deveria seguir instruções para um preparo específico. Fui retirar a guia.

- Posso adivinhar? Não havia preparo algum e você perdeu a viagem.

- Exatamente. Fui à UBS para retirar a guia e receber as tais instruções especiais. Descubro que não havia instruções especiais. O atendente poderia ter dito para eu comparecer à UBS, retirar a guia e submeter-me à coleta.

- É sobre isso que falamos: a falta de empatia e de profissionalismo.

- Exatamente, meu caro! Retirei a guia e tive de voltar no dia seguinte para a coleta, das 7h às 9h. É um desrespeito com qualquer cidadão, especialmente com os idosos. Mas não reclamei e você sabe o porquê.

- Sim. Hoje, a vítima rapidamente é convertida em réu. Se você reclama, sofrerá retaliações de todo tipo. Engula o erro alheio e cale-se!

- Exatamente. Quem está certo não pode incomodar os que estão errados. Fui para a coleta e recebi, como sempre, o número da solicitação e a senha, para acessar o resultado pelo site do laboratório.

- Não me diga que lhe entregaram o número de outro paciente?

- Não, mas a solicitação nunca foi aberta no sistema. Liguei para saber o que havia acontecido e fui informado de que o resultado do exame estava disponível, para ser retirado pessoalmente. Nenhuma explicação adicional.

- E sem retratação. Alguém erra e você paga, perplexo, pelo erro alheio!

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 20/07/2024
Código do texto: T8110651
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.