Perplexo
Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.
- Sei que sou um velho rabugento, mas será que só eu estou notando uma deterioração generalizada nos serviços de atendimento?
- Se é da idade ou da rabugice não sei dizer, mas eu também ando insatisfeito.
- Minha médica solicitou um exame de sangue que não está disponível na rede pública e precisava de autorização. A autorização foi concedida e a UBS ligou para que eu fosse retirar a guia, pois havia instruções especiais.
- Eu fico revoltado quando preciso ir à UBS apenas para retirar uma guia.
- Eu também, até porque o exame seria feito lá mesmo. Eu imaginei que eu deveria seguir instruções para um preparo específico. Fui retirar a guia.
- Posso adivinhar? Não havia preparo algum e você perdeu a viagem.
- Exatamente. Fui à UBS para retirar a guia e receber as tais instruções especiais. Descubro que não havia instruções especiais. O atendente poderia ter dito para eu comparecer à UBS, retirar a guia e submeter-me à coleta.
- É sobre isso que falamos: a falta de empatia e de profissionalismo.
- Exatamente, meu caro! Retirei a guia e tive de voltar no dia seguinte para a coleta, das 7h às 9h. É um desrespeito com qualquer cidadão, especialmente com os idosos. Mas não reclamei e você sabe o porquê.
- Sim. Hoje, a vítima rapidamente é convertida em réu. Se você reclama, sofrerá retaliações de todo tipo. Engula o erro alheio e cale-se!
- Exatamente. Quem está certo não pode incomodar os que estão errados. Fui para a coleta e recebi, como sempre, o número da solicitação e a senha, para acessar o resultado pelo site do laboratório.
- Não me diga que lhe entregaram o número de outro paciente?
- Não, mas a solicitação nunca foi aberta no sistema. Liguei para saber o que havia acontecido e fui informado de que o resultado do exame estava disponível, para ser retirado pessoalmente. Nenhuma explicação adicional.
- E sem retratação. Alguém erra e você paga, perplexo, pelo erro alheio!