VARRER CALÇADA #M#
Ella costumava varrer a calçada de sua casa durante 6 dias da semana.
Acabou virando um hábito salutar, e que levanta um questionamento sobre a importância disso.
As pessoas diziam:
- Para que varrer se daqui há pouco vai estar sujo de novo, e ninguém respeita?
- Ah, isso é perda de tempo pois estamos no inverno, e as folhas das árvores vão cair e sujar tudo novamente.
Para Ella, o varrer vai além de estar limpo fisicamente, pois ao fazer isso sabe que será lixo a menos jogado na rua e se espalhando, como também o mesmo não irá para o rio e acumulará com outros detritos que causam inundação e inúmeros problemas.
Um gesto tão simples e aparentemente bobo, que ajuda a preservar a higiene das cidades, e que as mulheres mais antigas costumavam fazer.
Lixeiras nas grandes cidades são poucas, e quando tem muitas vezes estão em péssimo estado.
Mas quem é o culpado disso?
As pessoas devem sim, contribuir com sua parte na preservação, não espalhando lixo, ou colocando no local correto, ou até mesmo, se não tiver jeito levar na bolsa.
Ao assear a sua frente de casa, lê-se que a pessoa não gosta de sujeira e preocupa-se com o meio ambiente, e com quem está próximo. Porém para isso é preciso mudar a consciência, e lembrar-se que se os rios estão sujos, as ruas também, a responsabilidade é da prefeitura e governos locais, mas o cidadão consciente pode e deve contribuir.
Reclamar, apontar os defeitos é fácil, mas tomar atitude, fazer a diferença mesmo que não seja compreendido é outra coisa.