No tempo das tabernas
Betinho estava brincando no quintal, quando aquele aroma de café torrado misturado ao de pão quentinho, saindo do forno, como um surto, tomou conta de toda a vila, chegando a dar água na boca de quem ali morava.
Assim sob o efeito do olfato, que estimulava a fome, naquela exatas três horas da tarde, dona Graça, sua mãe o chamou pra ir a taberna do seu Bené comprar algumas coisas...
Disse ela:
- Meu filho vá a taberna do seu Bené comprar um pão e meio, massa grossa, quentinho; compre uma quarta de café, uma lata de conserva wilson, cem gramas de manteiga, uma caixa de fósforo, uma pasta kolynos pequena, meio copo de óleo e meia dúzia de ovos.
Betinho, que estava concentrado brincando a fazer um ônibus de lata, fez cara feia, quis reclamar , mas se conteve no contra argumento da mãe que lhe disse:
- Menino se eu tivesse medo de cara feia, não me olhava no espelho.Vá fazer o que mando.
Sob esse convincente argumento ele seguiu pra taberna, repetindo na cabeça os pedidos pra não esquecer.
Lá chegando teve que aguardar outros pedidos a sua frente.
Quando enfim foi chamado, por sua vez , inquerido por seu Bené relatou assim a sua lista as pressas pra não esquecer:
- Boa tarde seu Bené, o senhor pode me haviar seis ovos, cem grama de café, uma quarta de manteiga, uma pasta kolynos, uma lata de conserva wilson, um pão e meio massa grossa.
Que o seu Bené foi um a um pondo no balcão... primeiro a pasta kolynos, depois a carne em conserva, seis ovos enrrolados no papel, uma quarta de manteiga num papel seda branco e um pão e meio, massa grossa, noutra tira de papel.
Após o haviamento das coisas o seu Bené perguntou:
- É só?...
Que o garoto replicou:
- Sim senhor.Obrigado.
O taberneiro anotou no caderninho de fiado dele e replicou no do garoto.
Betinho pegou as compras e voltou pra casa feliz por ter feito algo significativo apesar da preguiça e de não querer se dispersar da sua brincadeira.
Ao chegar em casa, porém, quando sua mãe foi conferir as compras notou, que o café e a manteiga estavam errados e ainda faltava o óleo e o fósforo.
De imediato ela publicou:
- Será possível, que você não presta a atenção. Faltou o óleo e o fósforo. O café, que é uma quarta e manteiga que é cem gramas.
E continuou:
- Volte lá e peça direito. Apresente também o caderninho pra ele fazer as devida alterações.Aprenda a ter responsabilidade.
Voltar a taberna e desdizer , mostrar que errou era o fim. Parecia que todos iriam te apontar. A vergonha de voltar era imensamente mortal. Mas naquele instate era irrevogavelmente um castigo.
Betinho imensamente envergonhado teve, que passar por aquela situação, que na sua cabeçinha era uma tremenda humilhação.Todavia, naquele tempo tudo era muito dificil.