1194-MEMÓRIAS, LEMBRANÇAS E SAUDADE
Inspirado na frase inicial da crônica
“Custe o que Custar”, de Geisy S.Silva
postado no “Recanto das Letras”
em 22.06.2024
Minha amiga, por que as lembranças do passado te machucam?
Lembranças, saudades, memórias... quem não as tem? Em vez da imprecisão das lembranças ou da tristeza da saudade, prefiro a doçura das memórias.
Elas, as memórias, são o registro indelével em nosso inconsciente, e estão sempre ao dispor de nossa mente, guardadas que estão em um arquivo de minúsculas repartições cujo acesso nos é permitido quando queremos. De maneira diferente às lembranças, que nos acodem aleatoriamente ou da saudade que espicaça com bicos de aço quando menos se espera.
Como o fluir da vida é constante, sempre na direção do adiante, do futuro, num caudal de eventos infinitos, as memórias fixam nas voltas do cérebro os registros mais importantes da vida de cada um.
As memórias já não guardam as emoções como as sentimos nos momentos ditos memoráveis, porém, ao evocar-las conscientemente, podemos sentir aquelas emoções, aquelas sensações ou sentimentos tão reais como se tivéssemos vivendo novamente.
As memórias são refratárias ao Tempo.Mais duráveis que saudade, mais precisas do que vagas lembranças, Registros de nossas vidas. Uma vida sofrida terá memórias crises, de sofrimento: vida feliz produz memórias agradáveis - e assim por diante.
Lembranças e saudades (bem como os sonhos) levam á fantasia e excitam a criatividade. Já as memórias levam a manifestações artísticas mais precisas.
Mas todas essas manifestações emocionais são necessárias ao equilíbrio psíquico. É preciso, sim, ter lembranças, saudades, memórias e ... sonhos.
Fazem parte de uma mente equilibrada e são sentimentos e emoções necessários para sermos felizes.
ANTONIO ROQUE GOBBO
Lagoa Santa (MG), 06.07.2024
Conto (crônica)1194 da Série INFINITAS HISTÓRIA