INSPIRADORA TRISTEZA

Não sei por que a tristeza em todas as suas manifestações inspira alguns poetas e escritores, parece assim como se ela atuasse na forma do fascínio reverso que desperta a beleza mágica da criação literária, poesia ou prosa. Oriunda dos grandes sentimentos causadores de emoções desencontradas, a tristeza acompanha a saudade, a perda de um grande amor, a paixão não correspondida, a morte de entes queridos, sempre algo saindo de nós, pedaços que irremediavelmente se foram.

Escrever a respeito dos traços das angústias e das ondas melancólicas da existência ameniza a dor da alma, acontece sem dúvida à guisa de um desabafo silencioso que a mente grita por sentir-se sufocada, insuportável fardo jogado sobre a brancura das folhas de papel ou da tela fria do computador. Temos a impressão que ao poeta cabe o peso maior desse desânimo por seu romantismo e sensibilidade, restando a ele as lágrimas da poesia.

Todo ser humano está sujeito aos efeitos psicológicos da tristeza, infelizmente tamanha vicissitude faz parte da jornada, portanto mais dia menos dia ela desaba sobre qualquer um que ousou brincar de nascer. Mas o destino atribuiu a amplitude dessa comoção a enorme quantidade dos amantes da bela arte de escrever. Talvez diversos só consigam produzir ouvindo melodias eivadas de forte amargura, porque ao seu lado anda a inspiração.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 17/07/2024
Código do texto: T8109158
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.