Lar de idosos XVIII
Uma empresa precisa ser organizada. Deve haver uma comunicação efetiva para que tudo ande certo, no caminho certo e não haja ruídos.
Um Lar de idosos é uma empresa. Espera-se que tenha as qualidades de uma empresa. Espera-se que tudo seja muito bem organizado. Lida-se com pessoas... lida-se com alimentos... suplementos... remédios... há pessoas que têm alergias. Há pessoas que não podem tomar tal ou tal medicamento. Não podem comer tal ou tal alimento. Deve haver uma nutricionista e essa deve estar a par de tudo o que diz respeito à alimentação dos pacientes/clientes. E não só ela. Enfermeiros e cuidadores... cozinheiros... devem ouvir todos a mesma música, dançar todos no mesmo compasso.
É feito um questionário sobre tudo isso... mas, pelo menos com a mãe, na clínica 5050 as coisas não andaram muito bem, não.
A mãe não se alimenta bem. Nunca comeu bem. Por mais que a filha insistisse, a mãe comia pouquíssimo. Chegou à clínica pesando 42 kg... depois de quase três meses lá passou a pesar 36 kg ( a filha viu o prontuário e quase teve um ataque com o enfermeiro).... Como assim? 'Pois é... é o peso de sua mãe em 1º de julho...' disse ele.
Hoje a filha recebeu uma receita da gerente da clínica. A nutricionista solicita 12 potes de Trophic, dará 40 medidas diárias para a mãe. Um pote custa R$ 89,00... faça as contas... a filha já paga por seis refeições diárias para a mãe, já leva iogurte diário para a mãe e ainda tem levado de duas a três vezes por semana algum alimento bem nutritivo e soro para a mãe tomar.
Os gastos só aumentam. A filha ainda tem de deixar a mãe na clínica pra não pagar a multa por sair sem avisar dois meses antes - a filha não leu as letras pequenas do contrato.
A filha questiona a nutricionista: 'minha mãe vai viver de Trophic?' A nutricionista responde: 'não... diluímos dez medidas no café da manhã, dez medidas no café da tarde, 20 medidas no mingau da ceia'.
OK.
Mas haviam solicitado iogurte para a ceia... alguma coisa está errada. Um funcionário pede iogurte para a mãe tomar na ceia e a nutricionista fala que é dado um mingau.
A filha não deixa barato e questiona a nutricionista: 'afinal... é um mingau ou é um iogurte?' A nutricionista;;; 'mingau foi só um exemplo... se há iogurte é um iogurte'.
A filha se sente feita de boba, mas... "então vai ser mingau', diz pra nutricionista.
Uma bandeja de iogurte não é nada em comparação a tudo o que a filha gasta nesta clínica... mas o que tem deixado a filha com a clínica entalada na garganta é essa total falta de comunicação entre funcionários.
Não é tão fácil fazer um cardápio e deixar a par TODOS os funcionários? Por que razão a clínica não disponibiliza o cardápio no grupo de familiares dos pacientes?
A paciência da filha está por um fio e ela ainda tem de aguentar mais um mês... sente pânico quando vê que há um WhatsApp da clínica.
Ah uma coisa boa... a filha pediu que pesassem a mãe hoje (17/7/2024) 39,8 kg... pelo menos na clínica 9090 a mãe está se alimentando melhor... ganhou peso... é um bom sinal... resta saber se o mérito é todo da clínica ou se a comida bemmmm substanciosa que a filha tem levado por conta própria é o que está fazendo mais efeito.