CLÃ DE MIZRAIM (Gênesis 10:13-14)

OS EGÍPCIOS formaram uma sociedade agrícola baseada no cultivo de trigo, cevada, algodão, alface, azeitonas, melão, romã, etc., e também praticavam a pecuária, a caça, a pesca, o artesanato, o comércio, e a extração mineral, como a maior civilização africana e um dos mais importantes impérios de todos os tempos.

Vilarejos agrícolas ao longo do Rio Nilo foram unificados em dois reinos em 3300 a.C.. O Egito foi unificado por Faraó Menés em 3100 a.C.. Foi assegurado o controle sobre a Núbia em direção ao sul em 2600 a.C.. Uma burocracia nacional supervisionava a construção de canais e monumentos como as pirâmides em 2700 a.C.. Brilhantes realizações da Primeira Dinastia na arquitetura, escultura, e pintura estabeleceram os padrões e formas de toda a civilização egípcia. A escrita hieroglífica surgiu em 3400 a.C., registrando uma literatura sofisticada, inclusive estilos românticos e filosóficos após 2300 a.C..

A hierarquia dos deuses, e os totens, serviram-se de um influente clero em Mênfis. O Faraó identificava-se com o deus falcão Hórus. Tendências posteriores foram a crença na vida após a morte, e nas reformas monoteístas do hebreu S.José (Faraó Akhenaton, 1379-1362 a.C.).

Após um período de dominação dos cananeus (apelidados “hyksos” pelo egípcios, que significa “forasteiros asiáticos” em copta) em 1700-1500 a.C., o Novo Reino estabeleceu império na Síria; o Egito cada vez mais de envolvia em guerras e diplomacia com a Ásia. Consequentemente, o Egito foi conquistado pelo Pérsia em 525 a.C. e desapareceu como cultura independente. Com a conquista muçulmana da Pérsia durante o mundo eclesial árabe em 633-644 d.C., o Egito foi juntamente islamizado em 642 d.C., e depois foi possuído pelo Império Turcomano (1299-1923 d.C.) desde 1517 d.C. até 1952 d.C..

Nos anos 1950 d.C., o presidente Gamal Abdul Nasser lançou e liderou o nacionalismo árabe e o movimento dos não alinhados. Anwar Sadat, fez porém um acordo de paz com Israel e voltou a se alinhar com as potências ocidentais. Sadat acabou sendo assassinado por um grupo de militantes islamistas, fato que expôs a gravidade do movimento jihadista no país e levou o governo a aumentar a vigilância e o controle sobre a vida da população.

OS COPTAS descendem dos egípcios patruseus a.C., OS ARGÉLIOS d.C. descendem dos egípcios anameus a.C., OS LÍBIOS d.C. descendem dos egípcios leabeus a.C., OS SUDANESES DO NORTE d.C. descendem dos egípcios napateus a.C., OS PALESTINOS d.C. descendem dos egípcios filisteus a.C., OS CRETENSES d.C. descendem dos egípcios caftoreus a.C..

Crioulomano
Enviado por Crioulomano em 17/07/2024
Reeditado em 18/07/2024
Código do texto: T8108850
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.