Um ET no Alegrete

Pois não é que apareceu um ET lá no Alegrete! E foi do nada, nadinha mesmo.

Tá, mas como era o tal bichinho? Era verde? Soltava fogo pelas ventas?

Nada disso. Era um guasca de fora.

Apeou do cavalo, jogou o pala pras costas, empinou o chapéu e se assentou sem cerimônia no bolicho do velho Artidor.

Tá, más se era uma guasca como tu sabes que era um ET?

Bem, de cara ele puxou um caderninho e começou a fazer perguntas.

E o que ele perguntou? Fala logo.

Ele queria saber quem era de direita e quem era de esquerda.

Bha! E o que aconteceu?

Tchê, os qüeras se confundiram. Uns apontando pros lados do Cerro do Tigre e outros apontando pras bandas do Ibirapuitã.

Então, o ET perdeu a calma, começou a discursar sobre uma tal de ideologia. E falou e falou, até ficar rouco.

Más nada. Ninguém abriu o bico.

Sem respostas, o ET pediu um trago, empinou a branquinha goela abaixo, subiu no pingo e sumiu na poeira da estrada.

E tu não registraste o momento? Fez vídeo ou tirou foto? Sabe como é faturar nas redes sociais...

Até que pensei, mas a Paz estava tão grande por aquelas bandas, que eu não quis cutucar o vespeiro.

1. Guasca: habitante do campo, rústico, valente, forte, guapo, grosseiro, rude. Gaúcho.

2. Pala ou poncho: capa comprida

3. Qüera é um gaucho valente, destemido, corajoso, desabusado.

4. Pingo: cavalo bom, corredor, bonito, vistoso, fogoso.

Ondina Martins
Enviado por Ondina Martins em 16/07/2024
Código do texto: T8108092
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.