A Ilusão dos Iludidos

Em um recanto esquecido do mundo, situado além das montanhas e dos mares conhecidos, há um lugar peculiar chamado Beleléu. Esse país, envolto em névoas densas, vive à margem da realidade, onde suas gentes habitam um mundo de fantasias e ilusões. Assim como na alegoria da caverna de Platão, os habitantes de Beleléu veem apenas sombras, ilusões projetadas nas paredes de sua mente, alheios à verdade que brilha lá fora.

No epicentro dessa fantasia, existe uma figura controversa conhecida como O Mito. Nunca tendo trabalhado de verdade, O Mito ocupou o trono do governo em meio a um cenário de aglomerações e festas, rodeado por seguidores fanáticos que o idolatravam cegamente. Para eles, ele era o salvador, o herói nacional, mesmo diante de acusações sombrias que envolviam roubo de joias e desvios de dinheiro público com funcionários fantasma. As provas e processos pareciam desaparecer nas névoas da fantasia, e seus seguidores acreditavam que ele estava além do bem e do mal, intocável.

Enquanto isso, outra figura emergia das sombras, alguém que de fato trabalhava para colocar a economia nos trilhos, tentando restaurar a ordem e a prosperidade. Esse trabalhador, com suas mãos calejadas e visão clara, era paradoxalmente chamado de ladrão por aqueles que ainda viviam nas sombras da caverna. A realidade distorcida de Beleléu transformava o esforço honesto em crime e a corrupção em virtude.

Os habitantes de Beleléu, cegos pela fantasia, não viam além do que suas mentes desejavam enxergar. A verdade, aquela luz brilhante fora da caverna, permanecia inacessível para aqueles que se recusavam a sair da penumbra. No entanto, em algum lugar profundo dentro de cada um, talvez houvesse uma faísca de curiosidade, um desejo reprimido de ver a realidade como ela realmente era.

No fim, Beleléu continuava a girar em seu eixo de ilusões, um país preso entre sombras e luz, onde o verdadeiro ladrão era celebrado como um mito e o trabalhador honesto era vilipendiado. E assim, a fábula de Beleléu se desenrolava, um lembrete constante de que, às vezes, a verdade é a mais difícil de se enxergar, especialmente quando se vive em uma terra de fantasias.

Sandro Almeida
Enviado por Sandro Almeida em 14/07/2024
Código do texto: T8106855
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.