"Entre Fumaças:
"Repentinamente, tudo pode se transformar em apenas fumaça: as conquistas materiais ou a vida de um ser humano que começa a usar drogas. Às vezes, começa com uma curtição, mas ao longo do tempo a pessoa está queimando tudo o que conquistou ao longo da vida na ponta do cachimbo de crack. Dona Maria, que lutou para conquistar uma vida digna, vê-se perdendo tudo em um incêndio que começa de repente. Infelizmente, anos de luta sobem ao céu em forma de fumaça. O povo não tem medo da luta, mas às vezes a luta é cruel com o povo. Lembra-se do menino que usou drogas a vida toda e queimou tudo no cachimbo de crack? Esse mesmo menino é filho daquela Dona Maria que perdeu tudo em um incêndio. Pois é, que triste que esse menino tenha se perdido no vício das drogas. Agora, ele se recupera do vício e está determinado a lutar ao lado daquela mãe que perdeu uma vida inteira em apenas alguns minutos de uma grande fumaça.
A história de Dona Maria e seu filho nos lembra da fragilidade das conquistas humanas diante de adversidades tão severas. Ela representa não apenas a perda material, mas também o sofrimento emocional causado pela trajetória do vício. No entanto, a esperança surge com a recuperação do filho, mostrando que, mesmo diante da destruição, há espaço para a reconstrução e para novas conquistas. Que esta história nos sirva de reflexão sobre a importância da resiliência e do apoio mútuo em tempos de dificuldade."