Coisa, coisar e colear

 

Colear. Eu coleio, tu coleias, ele coleia, nós coleamos, vós coleais, eles coleiam. Que coleada ou coleação é essa? Ah, nada. Nada de mais nem de menos. É só mesmo para coisar. Só para puxar conversa fiada. Eu coiso, tu coisas, ele coisa, nós coisamos, vós coisais, eles coisam. Coisar é palavra-ônibus. Substitui aquela palavra que você não sabe dizer qual é. Coisa é substantivo deverbal de coisar. “Coisa é tudo e não é nada”, diz Gabriel Perissé, no livro Ler, Pensar e Escrever. De colear, ele não fala. Claro, nada que ver uma coisa com a outra. Não vou explicar o que é colear nas suas várias acepções, mas muitos coleiam, embora não saibam que estão coleando.

 

E palavra-valise? Que que é isso? Bom, poderia, tal qual fiz com colear, não dizer aqui e recomendar a consulta a bons dicionários, pois é pesquisando que se aprende mais. Vou, contudo, responder em homenagem à Professora Céu Marques, do blogue Língua Portuguesa (https://www.linguaportuguesa.blog.br): “É uma palavra formada pela união de partes de duas outras existentes na língua. Geralmente se usa o início de uma palavra e o final de outra.” Exemplos: chafé, namorido, portunhol, sapatênis, telemóvel.

 

Não sei qual seu estado emocional hoje, mas a vida precisa ter sentido. A partir das pequenas coisas. As férias, mal começaram, estão acabando. Julho está indo embora. O tempo passa, queira-se ou não queira. Não deixe de fazer algo só por saber que será demorado, pois, fazendo ou não fazendo, o tempo passará. É tempo de mais? Que nada! A Bíblia diz, no livro de Salmos, capítulo 90, versículo 10, parte final, que “tudo passa rapidamente, e nós voamos”. Se você decidir estudar, viajar, fazer qualquer coisa. Ler um livro, fazer um curso, por exemplo, o tempo passará. Se você não fizer, passará igualmente, e você não fez. Deixou passar a oportunidade.

 

Já que o tempo vai passar, faça algo. Deixe o tempo fluir, mas faça alguma coisa. Ele fluirá de qualquer maneira, por mais tolo que pareça dizer isso. O problema não está em o tempo passar, pois ele não pode ser parado, mas em você o deixar correr in albis, como diz a linguagem jurídica, sem fazer coisa alguma. Vale lembrar aqui outra lição da Bíblia. Diz Eclesiastes, capítulo 3, versículo 1: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Não se trata de fatalismo, mas de uso racional do tempo. É isso. Faça o tempo em sua vida ter sentido.

 

A caminhada, seja longa ou seja curta, começa com o primeiro passo. Isso é óbvio? Sim, é. É melhor, todavia, do que ser paradoxal. Nunca vi problema algum em dizer o óbvio. É, às vezes, até necessário. Se é óbvio, todos sabem. É necessário, porém, aqui e acolá, ser relembrado. Lembrar isso na hora do cansaço ou do desânimo fará a diferença na vida de qualquer um. Se não der o primeiro passo, não caminhará. A caminhada, longa ou curta, começará com o primeiro passo e terminará com o derradeiro. No meio, entre eles, estará a persistência. E assim é em relação a tudo na vida.