Enigmas

Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.

- Você tem acompanhado o noticiário sobre as apurações do gigantesco rombo das Lojas Americanas? Um escândalo financeiro sem precedentes...

- Eu fiquei perplexo com os valores. Inicialmente falava-se em 20 bilhões de reais, mas essa cifra foi corrigida para 40 bilhões e já se fala em 50 bilhões.

- Li que as Americanas perdeu 93% de valor de mercado, fechou 99 lojas e demitiu 5 mil funcionários. Ainda há o prejuízo expressivo para os acionistas.

- E foi um golpe bem articulado com a participação direta da alta administração. Agora, as investigações têm apresentado os pormenores, mostrando como a alta cúpula planejou e executou o rombo escandaloso.

- O número de envolvidos diretos ultrapassa 50 funcionários, todos do alto escalão. Será que esses acreditaram que jamais seriam descobertos? Que o escândalo não seria minuciosamente investigado por peritos independentes?

- Mas há um elo nessa corrente golpista que me intriga, sabe? Até agora, no que eu li, não vi questionamentos sobre o papel das empresas de auditoria contábil e financeira que auditaram as Lojas Americanas.

- Quando eu li sobre o rombo, a primeira pergunta que me ocorreu foi: como isso não foi detectado antes pelas empresas responsáveis pela auditoria?

- Um conhecido que atua no ramo apresentou-me duas hipóteses: (1) a auditoria foi feita de modo protocolar, sem aprofundamento e sem contraprova, e (2) a auditoria detectou irregularidades, mas por alguma razão ainda desconhecida, não agiu conforme a prática esperada.

- Qual foi a atuação da auditoria contábil e financeira nas Americanas? Se a auditoria foi rigorosa e não encontrou sinais de fraude, questiona-se a exigência de contratação de serviços de auditoria. Ou questiona-se a lisura do serviço prestado pelas empresas que fizeram auditoria nas Americanas.

- Não vi questionamentos nas matérias que li na Folha, Estadão e Globo, sobre a responsabilidade das empresas de auditoria. Aliás, essas empresas nem sequer são mencionadas. Por que não prestam declarações sobre o rombo?

- Será que estamos pensando a mesma coisa? Há enigmas a decifrar...

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 13/07/2024
Código do texto: T8105868
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.