DO CORONELISMO AO GENERALISMO
Coronelismo foi um termo muito usado para identificar atividade vigente durante a República Velha (1889–1930), eram personalidades estreitamente atuantes na complexa estrutura de poder.
Os coronéis do coronelismo não tinham nada com o Exército Brasileiro, o título passou a ser concedido grandes proprietários de terras equivalente a um título nobiliárquico, Desta forma conseguiram adquirir autoridade para impor a ordem sobre o povo e os escravos. As atividades destes coronéis de título, substituíram as de milicias, e passaram a entortar mais ainda o sistema eleitoral, com métodos tipo o chamado "voto a cabresto"!
A palavra "coronel" de honraria passou a ser pejorativa, até praticamente ser esquecida e somente conhecida na caserna!
Recentemente, ser general açambarcou algo como um sotaque de desonestidade, tudo pela atitude de meia dúzia de generais fracos, para não ser mais severo!
Mesmo assim é bom ser modesto, dando o pão que merecem os transgressores , duro e sem mistura, mas longe de ser o troco dado à Maria Antonieta, troco que consumou-se em sendo guilhotinada no dia 16 de outubro de 1793, por ter receitado brioches para o povo quando reclamavam por não terem pão!
Mas então, mesmo que a palavra generalismo, possa não existir no sentido que tentei dar, que os generais que honram o título recebido, façam que aqueles fracos e mesquinhos respeitem a maioria!
Triste ver generais como o ex chefe da ABIN e o pai do Ajudante de Ordens do Bolsonaro terem o entardecer de suas vidas tão melancólicos por seguir a radicalidade de um oficial que não conseguiu concluir a carreira!