O DESFILE PASSOU

Francisco de Paula Melo Aguiar

No dia 7 de setembro de 1987, a Fanfarra do COFRAG – Colégio Francisco Aguiar, enchia com seus “dobrados” as ruas, praças e avenidas de Santa Rita e das cidades por onde passava, dentre as quais: Bayeux, Cabedelo, João Pessoa, Marí, Mamanguape, Pilar e São José dos Ramos. Naquele ano a Fanfarra do COFRAG era dirigida pelo Professor Domingos Augusto (Mingo), de saudosa memória, irmão do Dr. João Domingos Augusto, in memoriam, eterno diretor do Instituto Moderno de Mamanguape/PB, tendo como auxiliar o estudante do COFRAG, José Virginio de Barros Filho, o nosso “Duda”, filho de Zeca Novato, de saudosa memória.

A fanfarra do Cofrag era constituída com instrumentos do tipo cornetas, cornetões, trompetes, tubas, bombardinos e instrumentos de percussão em sua formação para obter uma melhor marcação nos tempos executados.

E o povo delirava com os aplausos em praça pública por onde passava.

Era o orgulho da juventude e do povo de Santa Rita, o Cofrag não tinha mais uma banda marcial e sim uma fanfarra musical.

É bom lembrar de que o termo fanfarra, vem da língua francesa “fanfare”, que por analogia ela tinha realmente muitos “fãs” de todas as idades, sexos, classes sociais, políticas e religiosas. Era a banda musical escolar de Santa Rita. A juventude era feliz e não sabia.

E até porque na ópera, o termo "fanfarra" se refere a um trecho executado em cena por instrumentos de metal. Os alunos e alunas do Cofrag instruídos e educados para melhor comportar-se quando de suas apresentações em público, arrancando aplausos dos assistentes e das autoridades presentes, na realidade a a Fanfarra do Cofrag é uma banda "show".

A concorrência eram pequenas bandas marciais dos colégios públicos e privados de Santa Rita via estrela pela encenação e ensino através de partituras, luxo e brilho dentro dos princípios da harmonia e cadência musical quando do desfile anual e das apresentações públicas dentro e fora de nossa Terra.

O desfile passou.

.......

A fotografia do Arquivo Francisco Aguiar, registrando a Fanfarra do Cofrag de 1987.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 12/07/2024
Código do texto: T8105616
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.