EXISTE EXPLICAÇÃO PARA O BOOM DE FARMÁCIAS E DROGARIAS?
Em algum momento, seja no seu deslocamento diário para o trabalho, fazendo compras ou até no momento de lazer, você deve ter notado que uma especificidade de comércio começa inclusive a competir com outra atividade que sempre reinou absoluta no mercado, com serviços que atendem indiscriminadamente a todas classes de renda, e costuma criar fidelidade entre seus clientes.
Com essas pistas, imagino que já dá para saber ao que me refiro, no primeiro caso, ao segmento de farmácias e drogarias, e no segundo aos salões de estética, que recebem variada nomenclatura em suas fachadas, incorporando letreiros em português, francês e Inglês, apenas para se diferenciarem, dentro de uma concorrência das mais acirradas no mercado.
Nas próximas linhas, tentarei de alguma forma explicar a razão da excessiva proliferação de farmácias e drogarias na cidade. A coisa chegou a tal ponto, que quando alguma loja encerra seu ciclo, todo mundo já sabe o que ocupará o futuro espaço, principalmente se a localidade for pólo de atração de viagens.
Para pessoas com visão mais crítica, se questionado em relação ao fato, a resposta se encontrará na ponta da língua: ”isso sem sombra de dúvida é lavagem descarada de dinheiro sujo”, porque não existe explicação lógica para uma rede acumule às vezes três, ou quatro estabelecimentos da mesma bandeira no entorno de uma praça, ou mesmo num pequeno trecho de alguma avenida com forte apelo comercial.
Foi pensando neste imbróglio, para lá de atual, que fui pesquisar as razões oficiais para explicitar do fenômeno desse boom no segmento do comércio, que ao contrário de seus congêneres, anda fragilizado pela concorrência do modo virtual. Interessante lembrar, que no segmento farmácia e drogaria, as mesmas redes também monopolizam o mercado on line.
Em tese, com o envelhecimento da população, a maior atenção à saúde e ao bem-estar, acabou implicando numa crescente demanda por medicamentos e suplementos nos últimos anos.
No caso brasileiro, o Programa Farmácia Popular, implantado pelo governo federal, permite a população acesso a medicamentos com preços reduzidos ou gratuitamente, o que supostamente pode também ter incentivado a abertura de novos estabelecimentos para atender à essa demanda extra.
A desregulamentação do setor, de alguma forma facilitou a entrada de novos players no mercado, gerando simultaneamente competição e expansão das redes.
Muitas farmácias passaram recentemente a oferecer serviços adicionais como: aplicação de vacinas, medição de pressão arterial e glicemia, e outros serviços de atenção farmacêutica.
A ampliação de parcerias com planos de saúde, que fornecem descontos e facilidades para clientes na compra de medicamentos, o que em tese, fez aumentar a procura por esses estabelecimentos.
As franquias e redes de farmácias que tem se popularizado, permitindo a expansão rápida dessas redes.
Impressiona o volume de investimentos em publicidade no setor, ajudando a criar uma áurea de encanto para esses estabelecimentos com novos produtos ofertados, como complementos vitamínicos e alimentos saudáveis.
Não sei se as razões acima expostas conseguiram convencer da razão de expansão desse fenômeno urbano, mas por enquanto foi isso que a internet disponibilizou.