O preço da liberdade

O preço da liberdade

Cardoso I.

-Quanto vale a liberdade?

Perguntava o menino para a mãe, ainda olhando na janela do ônibus, que seguia viagem para outra cidade.

É que ele ia visitar o pai que estava preso há mais de sete anos. O crime foi um delito ao patrimônio público, seguido de roubo.

_ mamãe, quanto vale a liberdade? Perguntou-a mais uma vez!

A mãe ainda com lágrimas nos olhos, pois sabia que a dor da criança pela ausência do pai era perceptível, fez-lhe a seguinte observação:

A liberdade tem seu valor na medida como a enxergamos.

Para um pássaro, a liberdade é a capacidade de poder voar no céu, sem amarras, livre pra ir em alturas diferentes.

Para uma mãe, liberdade é poder estar em casa, fazendo o que gosta, cuidando da família.

Para um peixe, liberdade é poder nadar na imensidão do oceano, sem se sentir intimidade por outros peixes maiores e mais inteligentes.

Para um escritor, liberdade é poder falar o que quer, sem se preocupar com as regras ou com o politicamente correto.

Para o padre, liberdade é falar o sermão vindo da alma, aquele que pode transformar os fiéis.

Enfim, a muitos conceitos de liberdade meu querido.

O menino pos-se a imaginar tudo que a mãe lhe falara e, por um breve momento encostou a cabeça na janela do ônibus, olhando as aves bem alto no céu, como eram bonitas e sincronicas, livres e felizes.

E então, após pensar mais um pouco, olhou para a mãe e disse:

-E pro papai, o que é liberdade?

A mãe, nesse instante emocionada, complementou a fala do garoto.

- Pro seu pai a liberdade se construiu aos poucos, é que ele só a percebeu depois dos tropeços da vida. Mas não se preocupe meu bem, hoje ele terá seu encontro com a liberdade e poderá ir pra casa com a gente.

O menino encheu-se de esperanças, num misto de amor e alegria que pareciam saltar-lhe dos olhos.

A mãe o abraçou enquanto olhava pela janela ao mesmo tempo que arrumava-o novamente.

E seguiram viagem rumo ao centro penitenciário do Rio de Janeiro.

Ivonoel cardoso
Enviado por Ivonoel cardoso em 12/07/2024
Reeditado em 13/07/2024
Código do texto: T8105119
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.