Lar de idosos XVII

Quando a filha soube que não conseguiria cuidar sozinha da mãe, após a cirurgia de quadril, procurou no Google por uma clínica de recuperação.

Encontrou várias. A filha não tinha ideia nenhuma de como a coisa funciona. Entrou em contato com várias clínicas, via WhatsApp. Todas responderam.

A filha acabou optando por uma que tinha várias unidades na cidade - tem que ser boa pra ter mais de uma unidade, né? -, que já está estabelecida há mais de dez anos - se não é boa teria sido fechada, né? -, e que tinha uma unidade a mais ou menos um quilômetro da casa da filha. Vamos chamar de clínica 5050.

Tudo certo. Dois dias depois a mãe estava bem acomodada na clínica. Era o que a filha achava... mas aconteceram coisas tão terríveis (que filha ainda não consegue detalhar porque lhe falta o ar quando lembra, as palavras ficam trancadas na garganta querendo sufocá-la) na clínica 5050 que a mãe foi transferida para a clínica 9090 - porque se saísse antes de avisar com antecedência teria de pagar uma multa de quase R$ 20.000,00. A filha não tinha como pagar essa multa, mais a mensalidade de outra clínica.

O dono sugeriu a troca para uma unidade melhor. Seria cômico se não fosse trágico.

A mãe vai pra a clínica 9090 e mostra uma melhora sensível no seu 'humor'. Está mais calma, parece estar se alimentando melhor, embora não tenha havido aumento de peso. Mas, pra filha neste momento importa não ver mais o pavor que ela via nos olhos da mãe quando chegava na 5050.

Na unidade 9090 parece que não tem câmaras. A filha pelo menos não recebeu nenhuma informação sobre isso... e está tão cansada de ter de correr atrás de tudo, que preferiu deixar quieto. Não ter acesso a câmaras é uma faca de dois gumes: (a) de um lado, a filha não fica checando cada hora (ela tem confiança zero no trabalho da clínica); (b) não tratarem a mãe bem (mas, por enquanto, a filha tem que prezar um pouco sua própria sanidade mental e confiar no que seus olhos veem quando visita a mãe na 9090. É mais longe... a filha gasta mais tempo e mais dinheiro pra ir até lá. Mas essa multa tem colocado a filha nessa situação...

Se a filha já foi orientada por amigos para conversar com um advogado? Claro. Mas a filha está esgotada... só quer que acabe o tempo obrigatório da multa... e também sabe que a mãe precisa de um pouco de estabilidade. Deve ser horrível em um pouco mais de dois meses ter trocado de endereço duas vezes: da casa própria para a 5050 - de 5050 para a 9090. Vamos deixar a mãe descansar um pouco.

Mas a 9090 tem uma coisa chamada desorganização: cada dia é solicitado uma coisa (agora até que deram uma paradinha, porque a filha literalmente estourou...).

Hoje a confusão foi a seguinte: O dono passou dois contatos para a filha. um deles a filha já conhece da unidade 5050 e é o tipo de pessoa que não cumpriu com muita coisa que a filha passou de informação, como, por exemplo, terem faltado algumas peças de roupa da mãe que não foram da 5050 para a 9090... então, a filha falou com o segundo contato. Ela não o conhece pessoalmente... solicitou algo e recebeu como resposta: 'isso você conversa com o contato número 1" - não exatamente com essas palavras... e a filha teve de conversar com o contato número 1.

A história é comprida e confusa demais... dá um cansaço na filha contar os detalhes... então, ela chega pra mim e conta até onde aguenta... e eu digito aqui do jeito que chega.

Ah... a filha hoje me disse que só queria passar uma borracha nos quase três últimos meses... deletar tudo como se deleta um texto macabro, mal escrito e cheio de dor e tristeza que ninguém deveria lê-lo. A droga é que não inventaram isso ainda para os humanos...

Os últimos quase 90 dias estão corroendo a filha por dentro e por fora.

Interessante outra coisa que a filha me falou: 'o acontecimento mais horrível, pra mim, na humanidade foi o holocausto... tenho assistido filmes sobre... parece que assim anestesio minha mente...' Haverá alguma explicação lógica, racional pra isso que a filha está fazendo? Parece estar usando uma dor da dimensão da humanidade pra aplacar sua dor pessoal... estranho isso. Mas é isso mesmo... é assim mesmo... sem tirar e nem pôr uma letra do que aqui está escrito :(

Rosangela Calza
Enviado por Rosangela Calza em 11/07/2024
Código do texto: T8104962
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.